Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Emerson e seu início no Grêmio
Um dos grandes volantes do futebol brasileiro no final do século passado e no começo deste, completa 47 anos hoje. Emerson Ferreira da Rosa, nasceu em Pelotas, no dia 4 de abril de 1976, e passou por grandes times nacionais e internacionais. E seu início vitorioso foi no Grêmio.
O jogador começou no futebol atuando pelo Progresso FC, uma equipe amadora de sua cidade. Porém, o meio-campista desde jovem sofreu com algumas lesões, mas isso não atrapalhou a sua carreira, pois em 1992 foi contratado para a categoria de base do Grêmio.
Em 1994 subiu para o profissional com Felipão, mas demorou para conquistar seu espaço. Ficou algum tempo criando uma bagagem no banco, e entrou em alguns jogos com o time reserva, mas fez parte do elenco vitorioso, que conquistou alguns títulos muito importantes.
O Grêmio viveu grandes momentos naquele período, conquistado a Copa do Brasil de 1994, o Gauchão em 1995 e a Copa Libertadores no mesmo ano. Em todos esses títulos, Emerson ainda era banco, não era uma peça muito utilizada no elenco, mas aos poucos conquistava mais.
No final de 1995, o Grêmio vendeu o Arilson e, com isso, abriu espaço para Emerson ter mais oportunidade. O jovem abraçou as chances e conseguiu se tornar titular da equipe, sendo o camisa 10, contendo grandes atuações durante a temporada.
Em 1996 foi uma peça fundamental para a equipe, com muitas participações e continuou com a fase vitoriosa do Grêmio. Na temporada foi campeão Gaúcho, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro. O meia teve grandes atuações, principalmente durante o Brasileirão.
As suas grandes atuações chamaram a atenção de times internacionais, recebendo algumas propostas. Mas ele permaneceu no clube em 1997, ajudando novamente a equipe a conquistar mais um título. O meia manteve as ótimas atuações e ajudou a equipe gaúcha a conquistar mais uma vez a Copa do Brasil.
No final de 1997, o jogador recebeu algumas propostas e já não tinha como segurar mais ele no clube Gaúcho. Depois de grandes temporadas e muitos títulos, ele deixou a equipe para atuar no Bayern Leverkusen e depois foi atuar em diversos times gigantescos da Europa.
Com seu grande momento, o jogador também começou a ser convocado para a Seleção Brasileira e fez parte do elenco que foi para a Copa do Mundo de 1998. Ele se manteve na seleção, e era capitão do time do Felipão, mas acabou se lesionando antes da Copa de 2002 e o Cafu se tornou o capitão da equipe vencedora da competição. Ainda jogaria em grandes da Europa, no Mundial de 2006 e encerraria a carreira em 2009, no Santos.
0 comentários:
Postar um comentário