Por Fabio Rocha
Foto: arquivo / Gazeta Press
Foto: arquivo / Gazeta Press
Dorival Silvestre Júnior, mais conhecido como Dorival Júnior, mas como jogador era chamado apenas de Júnior, nasceu em Araraquara, no dia 25 de abril de 1962, e foi um bom volante. O jogador teve passagem por vários clubes nacionais, fazendo sucesso em alguns. Entre 1994 e 1995, o atual treinador do São Paulo defendeu o Juventude.
A sua carreira começou no time de sua cidade, a Ferroviária, mas logo depois já saiu do clube e foi para o Marília. O seu começo de carreira foi com passagens rápidas em diversas equipes menores, mas conseguiu se destacar em quase todas. Como jogador, ele era conhecido apenas como Júnior.
Após o Marília, ele passou pelo Guarani, Avaí, Joinville, São José-SP, até chegar no Coritiba. A sua passagem pelo time do Paraná também foi rápida, pois logo na sequência o Palmeiras tentou a contratação do volante, porque ele estava se destacando na equipe.
Sobrinho de Dudu, ídolo do Verdão, o volante não pensou duas vezes e se transferiu para o Palmeiras em 1989. Júnior chegou e logo assumiu a vaga de titular da equipe, se tornando um jogador importante para o elenco alviverde.
Infelizmente ele chegou em um momento ruim do clube, que estava vivendo anos de seca e não conseguia conquistar nenhum título. Mesmo assim, o atleta se destacou no meio-campo, fazendo grandes atuações. Depois que a Parmalat chegou, as coisas mudaram, mas logo no início da parceria, Júnior acabou deixando o clube. O volante foi para o Grêmio, onde teve uma passagem curta, e logo depois foi para o Juventude. A equipe também tinha o aporte da Parmalat, e a patrocinadora queria ele no clube, por isso resolveram contratá-lo.
A equipe estava na segunda divisão do Brasileirão, e o jogador seria uma peça fundamental para o time voltar a elite da competição. Júnior encaixou muito bem no meio-campo e manteve um ótimo desempenho, se tornando um líder dentro de campo e também fora dele. Durante a campanha, o jogador foi fundamental para o time, sendo um dos principais jogadores da equipe. O Juventude conseguiu retornar à elite do Brasileirão sendo campeão da Série B.
Em 1995, voltou a jogar na elite e manteve Júnior no elenco, mas aí as atuações não se mantiveram no mesmo nível, até porque a idade estava chegando para o volante, que não conseguia manter a mesma intensidade. Na sua segunda temporada pelo clube, ele viveu altos e baixos, e por isso no final da temporada acabou saindo do clube. Três anos depois, Júnior se aposentou no Botafogo de Ribeirão Preto e se tornou técnico de futebol.
0 comentários:
Postar um comentário