Depois de 18 anos, Inter e Milan farão o "Derby de uma geração" na Champions League

Por Lucas Paes
Foto: Mike Hewitt/Getty Images

Último confronto entre Inter e Milan em 2005

Esta foto que abre o texto, do dia 12 de abril de 2005, é da última vez onde Inter e Milan se enfrentaram pela competição de clubes mais importante da Europa (e do Mundo). Naquele dia, o Rossonero vencia por 1 a 0, com a vantagem de 2 a 0 na ida, quando sinalizadores foram atacados no campo a 15 minutos do fim do jogo e atingiram inclusive o goleiro Dida. Jogo paralisado e vitória por 3 a 0 dos milanistas. Pois bem, depois de 18 anos, tempo de mais de uma geração crescerem, muita gente vai testemunhar pela primeira vez um Derby Della Madonnina na Liga dos Campeões e ele vale vaga na decisão.

Ninguém apostaria nesta semifinal no início da edição 2022/2023 da Liga dos Campeões da Europa. Antes do começo da competição, os favoritos eram times como Real Madrid, Manchester City, que de fato chegaram e outros como PSG, Liverpool e Bayern. Durante a temporada, foram entrando no bloquinho o Napoli e o Benfica, que curiosamente ficaram pelo caminho para a dupla de Milão. Depois de 20 anos, os dois rivais eternos voltarão a se enfrentar numa semifinal da competição.

A primeira e até hoje única vez em que Inter e Milan se enfrentaram numa semifinal europeia foi palco de uma das situações mais bizarras da história do futebol: depois de empates por 0 a 0 e 1 a 1, o Milan se classificou por, atenção: gols marcados fora de casa. (Os jogos foram na mesma cidade e no mesmo estádio). Neste ano, o gol qualificado já não existe mais na disputa pela orelhuda. Desta vez, se tivermos empate no jogo, rolarão pênaltis.

Tanto a Inter quanto o Milan derrubaram nas quartas equipes que tinham algum favoritismo contra eles. Os Nerazzurri tiveram pela frente o Benfica, que jogava um grande futebol e era de certa forma favorito e de maneira madura e concreta, bateram os portugueses dentro da Luz por 2 a 0 e empataram por 3 a 3 em Milão (venciam por 3 a 1 até simplesmente relaxarem e tomarem dois gols nos últimos minutos.). O Milan, por sua vez, pegou o Napoli, futuro campeão italiano, foi pressionado, segurou os Partenopei, venceu em San Siro por 1 a 0 e empatou por 1 a 1 no Diego Maradona para chegar até aqui. Ambos os times contaram com atuação dos seus goleiros, Onana, pelos interistas e o incrível Maingnan pelos milanistas.


Curiosamente, nenhum dos dois gigantes italianos está fazendo grande campanha na Série A. A Inter não vence há meses na competição e já esta fora do G4, enquanto o Milan também vive fase ruim e é ameaçado de sair do grupo dos quatro classificados para a próxima UCL. Independente disso, um dos dois será finalista da competição depois de muito tempo. Ambos venceram em suas últimas decisões, a Inter contra o Bayern, em 2010, naquela atuação divina de Milito e o Milan em 2007, quando se vingou do Liverpool em dia de Inzaghi (o Pippo) e venceu por 2 a 1. 

Os jogos ocorrerão em maio e até lá muita água vai rolar, mas o favoritismo nesse momento não existe. Os dois times tem equilíbrio entre si e nenhum resultado surpreenderá. O que é louvável é o fato da Itália levar um time a decisão da Liga dos Campeões depois de seis anos. Outra coisa certa: dois derbys históricos nos aguardam. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações