Foto: arquivo
Edmundo teve bons números na passagem pelo Verdy Tokyo
Um dos grandes atacantes da história do futebol brasileiro está completando 52 anos neste 2 de abril de 2023: Edmundo, o Animal! Entre 2001 e 2003, em um período onde o jogador estava em baixa no futebol brasileiro, ele foi atuar no Japão, e o primeiro clube que defendeu em terras nipônicas foi o Tokyo Verdy.
Edmundo, nos anos 90, foi um dos jogadores mais cobiçados do futebol brasileiro. Porém, a partir de 2000, com a chegada de Romário no Vasco, passou a ter constantes brigas no seu clube e passou a viver entre altos e baixos, com passagens, nesta época, por Santos, Napoli e Cruzeiro, onde foi dispensado, no meio do Brasileirão de 2001, após perder um pênalti contra o Gigante da Colina.
Com as portas se fechando no Brasil em alguns clubes e outros não podendo pagar o alto salário, Edmundo, no final de outubro de 2001, acertou sua transferência para o Tokyo Verdy, do Japão. Como de praxe, não demorou a se envolver em polêmica. Contundido, voltou ao Brasil em fevereiro de 2002 para realizar uma cirurgia no pé direito. Quatro dias depois, de muletas, apareceu no Sambódromo do Rio de Janeiro para acompanhar de camarote o desfile de Carnaval, enlouquecendo os dirigentes japoneses.
Entretanto, em campo o atacante correspondeu. Naquele ano de 2002, mesmo distante das performances do antigo Animal, as boas atuações de Edmundo, que foi o artilheiro do time na liga (16 gols), rechaçaram a expectativa de rebaixamento do Tokyo Verdy e levaram o clube ao quarto lugar da J-League. Nessa temporada, o atacante marcou 21 gols em 32 partidas. Ao todo, foram 25 gols pelo clube japonês.
No final daquele ano, algumas especulações diziam que ele voltaria ao Brasil, todavia o jogador permaneceu no Japão e em janeiro de 2003, assinou pelo Urawa Red Diamonds. A passagem não durou muito. Três meses depois e com apenas duas partidas feitas pelo time japonês, Edmundo rescindiu o contrato, alegando saudades da família.
Acabou acertando com o Vasco. Depois, o Animal ainda defenderia o Fluminense, Nova Iguaçu, Figueirense (onde voltaria a jogar bem e recuperaria sua fama de grande atacante, em 2005), teria um retorno ao Palmeiras e outro ao Cruzmaltino, onde encerrou a carreira em 2008.
0 comentários:
Postar um comentário