A brilhante trajetória de Danrlei pelo Grêmio

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Danrlei teve uma excelente trajetória no Grêmio

Natural de Crissiumal, cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, o ex-goleiro a atual Deputado Federal do Rio Grande do Sul Danrlei de Deus Hinterholz está completando 50 anos de idade nesta terça-feira, 17. No começo de sua carreira como atleta, o arqueiro teve uma grande trajetória defendendo o Grêmio, clube onde se tornou ídolo por ganhar vários títulos entre 1993 e 2003.

A história do guarda redes no futebol começou em 1987, quando tinha apenas 14 anos e chegou às categorias de base do Imortal Tricolor através do seu tio Beto, que era o goleiro gremista na época, e também pelo Paulo Lumumba, membro da comissão técnica que apostou em Danrlei depois de ver uma grande apresentação do jovem em sua terra natal.

Chegou ao time profissional e jogou debutou no elenco principal gremista em 1992, quando tinha somente 19 anos. Naquela temporada, assumiu a titularidade em duas partidas e passou a ser relacionado com frequência posteriormente. Se tornou o reserva imediato ao longo do primeiro semestre de 93 e fez parte do elenco campeão gaúcho daquele ano. Durante os meses de julho e agosto, o clube porto alegrense, foi fazer uma excursão no Irã e na Itália para disputar oito jogos que serviriam de preparação pro Brasileirão. Em três deles, Danrlei foi o titular. Na primeira estreia do Grêmio no Brasileirão, o renomado treinador Luiz Felipe Scolari colocou o arqueiro como titular.

Em 94, Danrlei venceu o seu segundo troféu como jogador profissional: a Copa do Brasil. Além disso, o guarda redes conseguiu garantir a sua vaga  entre os 11 iniciais por uma década. No ano seguinte, viveu o seu melhor momento na carreira, ajudando o Tricolor, que tinha o melhor elenco da sua história, à vencer o estadual e a Libertadores. Consequentemente, foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa América de 95.

Na temporada subsequente, conquistou o Brasileirão, a Recopa Sul-Americana, mais uma vez o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil. Este último em 97. Naquela altura, Danrlei chegava a marca de oito títulos ganhos em cinco anos. Ainda em 96, jogou as Olimpíadas pela Seleção Brasileira Sub-23.

Apesar da agremiação ter passado por uma grave crise financeira entre 1998 e 1999, Danrlei seguiu como protagonista e grande peça do elenco tricolor. Os títulos do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul, ambos vencidos em 99, deram uma alento para aquele tempo de tanta turbulência. Em 2000, o guarda redes não levantou nenhum troféu, mas foi na temporada seguinte, que Darnlei voltou a conquistar títulos, o último desta sua passagem. Foram eles o Gauchão e a Copa do Brasil. Sua última partida como goleiro titular foi no dia 27 de setembro de 2003, quando o Grêmio jogou diante do São Paulo. Posteriormente, o fato de seu desempenho não agradar mais diretoria e o técnico do time como outrora fizeram com que o arqueiro se tornasse reserva.


Sua passagem pelo Imortal Tricolor se encerrou em 22 de dezembro de 2003, ano que o clube completou 100 anos de existência. Após uma reunião junto com os membros da diretoria, Danrlei foi informado de que não estava nos planos gremistas para 2004. 

Ao todo, Danrlei participou de 28 Grenais. Somou um total de nove triunfos, 10 empates e nove revés. Danrlei, que tinha como objetivo ser o atleta que mais atuou com a camisa do clube, se despediu com 594 jogos. No fim, acabou ficando muito longe do recordista Tarciso, que defendeu as cores do Grêmio em nada mais do que 721 vezes.

Na sequência de sua carreira, o arqueiro ainda jogou em clubes como Fluminense, Atlético Mineiro, Beira-Mar de Portugal, São José e Remo. Pendurou as luvas em 2009, após jogar no Brasil de Pelotas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações