Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Zé Carlos era um dos alicerces do Bahia campeão brasileiro de 1988
José Carlos Conceição dos Anjos, apelidado de Zé Carlos, nasceu em Salvador, no dia 20 de março de 1965, e se tornou um grande jogador, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. O meia-atacante conquistou alguns títulos, sendo um deles muito importante: o Brasileirão de 1988 pelo Bahia.
A sua carreira começou no Bahia, quando chegou na equipe em 1982, ainda para atuar na categoria de base da equipe. O jogador ficou três anos, até conseguir subir para o profissional, quando fez a sua estreia em 1985. Zé tinha uma qualidade altíssima, tendo uma grande finalização, conseguindo sempre gerar perigo para a sua equipe.
No clube, o jogador foi muito importante, conseguindo entrar para a história com um dos grandes atletas que vestiram a camisa do Tricolor de Aço. Zé conquistou o tricampeonato Baiano (1986 a 1988), sendo um jogador fundamental para o seu time.
Mas isso não era o melhor, pois o jogador conquistou um dos títulos mais importantes da história do clube, que foi o Bicampeonato Brasileiro. O Bahia formou um grande time, com diversos nomes de qualidade, conseguindo dar liga dentro de campo.
Eram muitos jogadores bons juntos, e isso dava uma qualidade gigantesca a equipe baiana, que conseguia encantar a todas, jogando com uma técnica, mas, também, com muita raça, lutando por cada bola durante os 90 minutos.
A campanha do Bahia foi alternando durante a competição, mas no momento mais importante a equipe se provou dentro de campo. Nos pontos corridos, o time teve dificuldades, mas sempre se manteve no pelotão de cima, e, por isso, conseguiu ganhar a vaga, pois o Vasco que já tinha garantido a classificação para o mata-mata no primeiro turno, conseguiu novamente no segundo, abriu uma vaga.
Por causa dessa vaga a mais que surgiu por causa do Vasco, o Bahia conseguiu garantir a classificação. E no mata-mata, o time jogou com muita raça, competindo muito, conseguindo avançar por grandes times. O Bahia eliminou o Sport nas quartas, tirou o Fluminense na semi e enfrentou o Internacional na final.
A equipe enfrentou times fortes e tradicionais do futebol brasileiro, mas conseguindo sempre competir de igual para igual e até melhor. Zé foi uma peça fundamental para o time, mesmo sem tantos reconhecimentos, pois Bobô e Charles tinham um grande mérito também.
O time não tinha uma estrela só, contava com um time muito unido e aguerrido. Na decisão, o Bahia venceu o primeiro jogo por 2 a 0, atuando em casa, e segurou o empate em 0 a 0 na partida de volta. Bobô fez os dois gols da decisão, que deram título ao Bahia.
Zé acabou terminando a competição como o artilheiro do time do Bahia e, por isso, foi chamado para a Seleção Brasileira no ano seguinte. Em 1989, o jogador, que chegou a passar pela Seleção Brasileira, deixou o clube para atuar no Internacional, mas nunca mais conseguiu desempenhar o mesmo futebol.
0 comentários:
Postar um comentário