Por Ricardo Pilotto
Foto: Tiago Winter / GE Brasil
A Macaca foi eliminada da Copa do Brasil
Já eliminado no Gauchão, o Xavante, que despachou o Cordino com uma vitória por 2 a 0, no Maranhão, na sua estreia no torneio nacional, havia batido o São Luiz de Ijuí pelo placar magro de 1 a 0, atuando dentro de seus domínios, pelo campeonato estadual. Por outro lado, a Macaca, atual líder da Série A2 do Paulistão, que eliminou o Fluminense do Piauí goleando por 4 a 0, jogando fora de casa na primeira fase, vinha de um empate em 1 a 1 com a equipe do Comercial, jogando em Ribeirão Preto.
Empurrado pelo torcedor, os mandantes começaram em cima dos visitantes. Com apenas 2', em jogada de bola parada, Rafael Dumas cabeceou por cima do gol defendido por Caíque França. Todo o volume ofensivo do time Xavante veio dar resultado na marca dos 12', quando Luís Gustavo cobrou escanteio na medida e encontrou Márcio Jonatan no primeiro pau para desviar para o gol.
Em desvantagem, a equipe alvinegra passou a ter maior controle da posse de bola. Nos 22' jogados, Weverton mandou um balaço de fora da área e a assustou Pitol. Pouco tempo depois, Júnior Tavares aproveitou sobra de bate e rebate, invadiu a área e mandou por cima das balizas.
Na casa dos 30', a superioridade ponte pretana foi esfriada com um lance em que Da Silva disparou em velocidade e sozinho pela esquerda, entrou na área e tocou rasteiro cruzado na saída de Caíque, mas a bola saiu tirando tinta da trave. Pouco depois, Jeferson Jeh respondeu a altura com um chute parecido e exigiu boa defesa do arqueiro gaúcho. Já na reta final do primeiro tempo, a Ponte continuou em cima, mas o jogo ficou tenso pelos desentendimentos entre os jogadores das duas equipes.
Na volta para o segundo tempo, o aniversariante do dia e treinador da Ponte Preta, Hélio dos Anjos, relatou que sofreu injúria racial de um torcedor do Brasil de Pelotas, que se encontrava atrás do banco de reservas, e isso acabou atrasando um pouco o reinício da partida.
Com bola rolando, a equipe local aproveitou a primeira chance clara que teve na etapa complementar e ampliou o marcador aos 7', com um belíssimo gol de Luiz Felipe, que deu um tapa de sinuca na entrada da área e anotou o segundo do time rubro-negro. Na sequência da partida, os visitantes não tiveram outra opção a não ser partir em busca de um gol para voltar para o jogo e se colocar em condições de brigar pela classificação, mas não tiveram sucesso.
Aos 39', Léo Naldi recebeu um cruzamento e acertou a trave com um arremate de primeira. No rebote, Pablo Dyego chutou de dentro da grande área, mas parou em Pitol. Durante o período de acréscimos, o time do interior de São Paulo persistiu em busca do tento, criou chances para tal, mas o 2 a 0 para a equipe do Sul persistiu até o apito final.
O próximo compromisso de ambas as equipes será no sábado, 11. Enquanto o Brasil de Pelotas visitará o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 16h30, a Ponte Preta receberá o time do Noroeste de Bauru no Majestoso, em Campinas, às 15 horas, pela última rodada da fase de classificação do Paulistão A2.
0 comentários:
Postar um comentário