Paulinho Carioca e sua passagem pelo Puebla do México

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Paulinho Carioca cobrando escanteio durante sua passagem pelo Puebla

Paulo Roberto Ferreira Primo, mais conhecido como Paulinho Carioca, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de março de 1964. Marcado por ter sido campeão mundial Sub-20 em 1983 com a Canarino, o ponta-esquerda defendeu grandes equipes brasileiras e também atuou fora do país, como no Puebla, no México.

O jogador começou no futebol em 1970, quando chegou com seis anos na base do Fluminense. Por lá, Paulinho permaneceu muito tempo, até se tornar profissional, e fazer história com a camisa do clube. Foram 18 anos dentro das laranjeiras, fazendo muitas amizades e conquistando títulos, além de defender a Seleção Brasileira na base, sendo campeão mundial sub-20 em 1983.

Pelo Fluminense foram milhares de títulos, se tornando um dos jogadores mais vitoriosos do tricolor carioca. Após muitos anos no clube, o jogador foi contratado pelo Corinthians, uma nova experiência, com um desafio muito grande, manter seu alto nível em um lugar diferente.

Paulinho chegou no Corinthians em 1988, e ficou conhecido como pé-direito no timão, pois com ele em campo a equipe tinha “sorte” e conseguia vencer. Além disso, ajudou o time na conquista do Paulistão daquele ano, levantando mais um troféu em sua carreira.

O ponta-esquerda acabou ficando pouco tempo no Timão, pois logo em 1989, decidiu ir para o rival Palmeiras. Foi uma troca que as equipe fizeram, Mauro foi para o Corinthians. No alviverde não conseguiu ter o mesmo rendimento, e não teve garantida a titularidade absoluta.

No ano seguinte trocou novamente de clube, dessa vez foi atuar no Flamengo, porém ficou pouquíssimo tempo, pois não tinha identificação com o time e também já tinha uma linda história no rival. Depois de poucos meses no Rubro-Negro, Paulinho foi para fora do país.

O jogador foi atuar no Club Puebla, do México, mas já não estava mais no seu auge. O ponta-esquerda não foi para um grande clube, mas conseguiu fazer alguns bons jogos pelo time, que garantiram a vitória para o clube, mas ele não estava muito contente.


Era uma nova adaptação, em um futebol pouco visto, então o jogador acabou ficando pouco tempo e resolveu retornar ao futebol brasileiro. Até teve uma passagem boa, fazendo bons jogos, mas sua escolha própria decidiu voltar para seu país e sua cidade natal.

Paulinho foi atuar no America do Rio de Janeiro, e depois disso passou por alguns outros times, retornando até para o Fluminense. Ainda defendeu União da Ilha da Madeira, Volta Redonda e encerrou a carreira em 1995, no Rio Verde de Goiás.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações