O que está em jogo na última rodada do Paulistão A1 2023

Com informações da FPF
Foto: divulgação FPF

Troféu do Paulistão

O Paulistão A1 2023 chega à última rodada da primeira fase neste final de semana com algumas definições pendentes. Entre classificações, mandos de campo, rebaixamentos e vagas em competições nacionais, 14 dos 16 times estarão envolvidos em disputas diretas na 12ª rodada do torneio.

Sem impacto nas demais partidas, Corinthians e Santo André se enfrentam no sábado (4), às 18h30, na Neo Química Arena, enquanto todos os outros confrontos acontecem no domingo (5), às 16h.

Classificação - Cinco times disputam as duas últimas vagas em aberto às quartas de final da competição. No Grupo A, Botafogo ou Santos será o adversário do Red Bull Bragantino. Com uma vitória a mais, o time de Ribeirão Preto depende apenas de si para ficar com a vaga. Basta vencer o São Paulo em casa. O Santos, por sua vez, precisa fazer mais pontos que os botafoguenses. O time da Vila Belmiro visita o Ituano e, se vencer, depende ao menos de um empate no estádio Santa Cruz. Se empatar, uma derrota do Botafogo garante o time santista nas quartas de final.

No Grupo C, São Bento (com 10 pontos), Ituano (9) e Ferroviária (8) jogam pelo direito de enfrentar o Corinthians nas quartas de final. Ao time de Sorocaba, basta vencer o Red Bull Bragantino para ficar com a vaga, que pode ser sua mesmo com uma derrota, desde que os outros dois times do grupo também sejam derrotados.

O Ituano, por sua vez, precisa vencer o Santos e torcer por uma derrota dos sorocabanos. Se empatar em Itu, a vaga pode chegar caso o São Bento seja goleado em Sorocaba tirando uma diferença de quatro gols no saldo e, ao mesmo tempo, a Ferroviária não vença a Inter de Limeira em casa.

Na zona de rebaixamento, o time de Araraquara precisa vencer em seu estádio e torcer para que São Bento e Ituano não vençam seus jogos.

Mandos de campo - Com os classificados já definidos, os grupos B e D decidem apenas o mando de campo das quartas de final. São Paulo e Palmeiras disputam as lideranças das chaves com Água Santa e São Bernardo, respectivamente. Aos times da capital, basta uma vitória para decidir os confrontos em casa, enquanto as equipes do Grande ABC -que se enfrentam- podem até assumir a liderança em caso de empate em São Bernardo do Campo, desde que os rivais sejam derrotados. Os palmeirenses visitam o Guarani em Campinas, enquanto os são-paulinos jogam contra o Botafogo em Ribeirão Preto.

No Grupo A, o Red Bull Bragantino precisa de apenas um ponto para garantir a disputa das quartas de final em Bragança Paulista em qualquer circunstância. Isso porque se for derrotado pelo São Bento e o Botafogo vencer o São Paulo tirando uma diferença de três gols, o confronto será em Ribeirão Preto. Caso o Santos seja o adversário, a disputa será no estádio Nabi Abi Chedid, já que o atual líder do grupo tem duas vitórias a mais e, portanto, não pode ser ultrapassado pelos santistas em nenhum cenário.

Independentemente do seu adversário, o Corinthians já tem o mando de campo assegurado nas quartas de final.

Rebaixamento - Portuguesa, Ferroviária, Ituano, São Bento e Inter de Limeira entram em campo na última rodada jogando contra a queda à Série A2 do Campeonato Paulista em 2024. De todos, a Lusa é o único time que não depende apenas de si para evitar o rebaixamento. Lanterna da competição, na melhor das hipóteses, o time do Canindé tem de vencer o Mirassol e ainda torcer para que Ferroviária e Ituano não vençam. Se um dos dois vencer, a torcida lusitana passa a ser por derrota também do São Bento, de quem ainda precisa tirar três gols de diferença. Se ambos conquistarem os três pontos, a Portuguesa estará rebaixada.

Também na zona de rebaixamento, a Ferroviária faz confronto direto com a Inter de Limeira e evita a queda com uma vitória simples. O time limeirense, por sua vez, garante a permanência com um empate em Araraquara. Se perder, a Inter ainda fica na elite se o Ituano não vencer ou o São Bento empatar.

Primeiros times acima da zona de queda, os rivais de Itu e Sorocaba evitam o rebaixamento com vitórias simples sobre Santos e Red Bull Bragantino, respectivamente. Se não vencerem, porém, terão de torcer por derrotas da Portuguesa e Ferroviária. Se for derrotado, o Ituano precisa torcer por derrota da equipe de Araraquara.

Copa do Brasil - Com 6 vagas paulistas na Copa do Brasil de 2024, cinco delas sairão da classificação final do Paulistão Sicredi. Com as melhores campanhas na primeira fase do torneio, Palmeiras e São Bernardo já estão garantidos no nacional do ano que vem, já que qualquer que seja eliminado no confronto de quarta de final será ao menos o quinto colocado do campeonato. O vencedor deste confronto e os demais semifinalistas, estarão garantidos na competição.

A outra vaga de São Paulo no torneio de 2024 será conhecida na disputa da Copa Paulista.


Brasileirão Série D - Excetuando os clubes que já têm vagas nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, os três mais bem colocados no Paulistão Sicredi de 2023 vão disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2024. Classificado às quartas de final, o Água Santa já está garantido na disputa ao lado do Santo André, que não pode mais ser ultrapassado por nenhuma das equipes sem divisão nacional. A terceira vaga fica com o melhor classificado entre Inter de Limeira, São Bento e Ferroviária.

Porém, Água Santa, Ferroviária, Inter de Limeira e Santo André disputam a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e, em caso de acessos à Série C, as vagas de 2024 serão preenchidas de acordo com a classificação final.

A quarta vaga paulista na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 será conhecida na disputa da Copa Paulista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações