Liverpool fez história 'atropelando' o Manchester United pela Premier League

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Liverpool FC

Um atropelo em Anfield Road

Mesmo vivendo sua melhor fase nos últimos anos, recentemente tendo saído de um jejum de títulos incômodo, o Anfield Road segue sendo um pesadelo para o Manchester United na era Jurgen Klopp. O time de Ten Hag chegou ao North West Derby, maior clássico do futebol inglês como "favorito", vivendo melhor momento, em melhor classificação contra um Liverpool que segue tentando se encontrar (e talvez tenha se encontrado finalmente.) e saiu dele com a maior goleada da história do clássico nas costas e tendo acordado de vez o rival. O dia 5 de março entrou para a história do futebol e com isso o Liverpool está mais vivo do que nunca por conta de um 7 a 0.

Os Reds chegaram a este clássico ainda sob a sombra da goleada sofrida diante do Real Madrid na Champions League dentro de seus domínios, contra um Manchester United chegando duma recente classificação diante do Barça na Europa League. Vinha numa sequência de vitórias e de bons jogos longa, com Rashford sendo talvez o melhor jogador do mundo nos três primeiros meses de 2023. Tudo indicava que o time de Ten Hag quebraria o jejum de vitórias em Anfield, mas todo esse retrospecto foi para o espaço em 90 minutos.

O resultado em si curiosamente não foi um reflexo necessariamente do que foi o jogo. No primeiro tempo, o Liverpool até teve controle territorial, mas pouco conseguiu fazer de eficaz em relação a finalização, com as chances mais perigosas sendo duas dos Red Devils, um chute de Antony e uma cabeçada perigosíssima de Bruno Fernandes, além do gol bem anulado de Casemiro. No finalzinho do primeiro tempo, quando o placar zerado parecia claro, Robertson fez linda jogada e lançou Gakpo, que abriu a noite histórica com uma linda chapada para o gol.

Os torcedores do Manchester United passarão o resto de sua semana pensando no que aconteceu no intervalo. O time de Ten Hag voltou completamente fora de rotação. Praticamente no primeiro lance do segundo tempo, a pressão vermelha engoliu a defesa do United, com a bola batendo e rebatendo, sobrando na ponta para Elliott, que passou para Salah cruzar na cabeça de Darwin Nuñez. Pouco depois, Salah fez Lisandro Martínez parecer um armador, deixou o zagueiro sentado e cruzou para Gakpo marcar e a partir daí o jogo acabou. Os Red Devils perderam o controle mental da partida e o que veio a partir daí foi consequência natural disso.

Salah transformou o resultado em goleada em mais uma bola onde os Reds ganharam na pressão, com o Egípcio fuzilando um torpedo no travessão e na rede. Depois, no quinto gol, Nuñez teve tempo de tomar um café, escrever uma tese de mestrado, se movimentar dentro da área e fazer o gol sem ser incomodado por ninguém do time visitante. O sexto veio num lance bizarro, onde a zaga do time de Manchester foi afastar e bola rebateu em Firmino e sobrou para Salah se tornar o maior artilheiro do Liverpool na Premier League com 130 gols. Ainda deu tempo de Firmino fazer o sétimo e fechar o placar histórico.


O 7 a 0 entrou para a história do futebol inglês como a maior goleada de todos os tempos do maior clássico da Inglaterra. Curiosamente, efetivamente não muda muita coisa para ambos os lados, a não ser pelo combustível que dá aos Reds na briga pela vaga no G4, que agora dista apenas três pontos do Liverpool, que, detalhe, tem um jogo a menos que o Tottenham, quarto colocado. Tudo fica aberto novamente.

No fim das contas, a impressão que fica é que nem com um equilíbrio maior entre os times o Manchester United consegue bater de frente com seu arquirrival em condições normais. Na era Alex Fergunson, mesmo no auge do desequilíbrio entre os rivais, o time do Merseyside jamais foi goleado impiedosamente pelo time do escocês. O time de Klopp, em alguns anos, já aplicou três estraçalhadas históricas no rival, uma delas dentro de Old Trafford (e que não foi um placar maior porque o time de Klopp não quis.). Enfim, a história está escrita. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações