Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Jair Rosa Pinto nasceu em Barra Mansa, Rio de Janeiro, no dia 21 de março de 1921, e faleceu na mesma cidade, no dia 28 de julho de 2005. Ele se tornou um dos principais jogadores da década de 1940 e 50. O meia passou por grandes clubes, construindo lindas histórias, e não foi diferente pelo Palmeiras.
O jogador começou sua carreira no Barra Mansa, clube de sua cidade natal, mas rapidamente foi atuar no Madureira, onde ficou alguns anos até chamar a atenção de clubes grandes. Após a boa passagem, o meia foi para o Vasco da Gama, uma das grandes equipes do estado.
Depois do Vasco, o jogador foi para o rival Flamengo, onde teve um um péssimo final na equipe. Em 1949, Jair foi acusado de ter sido subornado em uma partida que o clube perdeu por 5 a 2 para o Vasco. O Rubro-Negro Ary Barroso, o viu almoçando com Major Póvoas, um dirigente cruzmaltino. O rapaz espalhou a história, e a torcida do Flamengo acabou ficando muito irritada após a derrota, colocando fogo em sua camisa.
Por causa do acontecimento, o jogador se transferiu para o Palmeiras. No Alviverde as coisas foram diferentes, o meia conseguiu mostrar um grande futebol e entrou para a história do clube, sendo decisivo em títulos importantes e por momentos importantíssimos para o Palmeiras.
Em 1949, o jogador chegou ao clube, mas não conseguiu conquistar nenhum título, porém já era uma peça completamente importante para o time, sendo um diferencial no meio campo. Mas no ano seguinte, protagonizou um dos seus grandes momentos pelo clube, e que entrou para a história.
O clube foi para a decisão do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, que havia ganho nos últimos dois anos. A torcida e o time alviverde não queriam deixar que o tricampeonato do rival acontecesse, então foi uma grande mobilização para a final da competição.
O Palmeiras precisava de um empate para garantir o título da competição, mas no primeiro tempo o tricolor abriu o placar e estava levando o troféu. Jair cobrou toda sua equipe, mas o jogo estava muito difícil, pois o Pacaembu estava com muita lama por causa das fortes chuvas. Mesmo com o campo ruim, o Verdão conseguiu o empate, e ficou com o título. A partida ficou conhecida como o “Jogo da Lama”, tendo Jair como um dos principais atletas em campo.
Além disso, o jogador fez parte da conquista da Copa Rio em 1951, o que os palmeirenses consideram como o primeiro mundial interclubes. Ainda em 1951, conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Jair ficou no clube até 1955, mas acabou não conquistando mais títulos, porém marcou uma linda história pelo clube. O meia fez 206 jogos e marcou 71 gols pelo alviverde. O jogador deixou o Verdão para atuar no Santos. Ele foi encerrar a carreira em 1963, pela Ponte Preta.
0 comentários:
Postar um comentário