Com informações do GE.com
Foto: Henrique Toth / GE.com
Foto: Henrique Toth / GE.com
FPF nega pedido do São Bento para revisão da tabela do Paulistão
A Federação Paulista de Futebol (FPF) descartou qualquer irregularidade no processo de mudança do local da partida entre Portuguesa e Corinthians, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista. O jogo aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o que foi utilizado como argumento pelo São Bento para questionar uma possível infração ao regulamento geral de competições da entidade, que prevê que clubes não possam mandar jogos fora de suas cidades sede em anos de acesso.
A expectativa do Azulão sorocabano era de que, diante de uma irregularidade, a Lusa perdesse o ponto conquistado na partida em questão. Com isso, a equipe seria rebaixada no lugar do próprio São Bento, que foi ultrapassado pelo time da capital na última rodada no saldo de gols. De acordo com a federação, o processo de alteração do jogo respeitou o regulamento e a solicitação para a mudança de local foi analisada e aprovada pelo Departamento de Competições da entidade.
Em ofício enviado à FPF, o São Bento se baseia no artigo 4º do anexo VI do regulamento geral de competições da entidade. O artigo em questão trata dos estádios, infraestrutura e segurança das partidas e frisa que “no ano do acesso, o Clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O”.
O próprio artigo, em seus incisos, frisa que “em caso fortuito ou força maior, a FPF poderá liberar a disputa das três primeiras partidas do clube como mandante em local diverso de sua sede” e que a partir do quarto jogo, o clube “deverá jogar, obrigatoriamente, no município de sua sede, sob pena de perda por W.O”.
Portuguesa e Corinthians empataram sem gols no Mané Garrincha no dia 12 de fevereiro, em partida disputada às 16h. O jogo foi justamente o quarto da Lusa como mandante no estadual. Às 19h do mesmo dia, São Paulo e Santos se enfrentaram no Morumbi. O estádio do Tricolor fica a pouco mais de 15 quilômetros do Canindé, estádio da Portuguesa.
Com a vitória da Lusa sobre o Mirassol e a derrota do São Bento para o Bragantino na última rodada, as equipes terminaram a primeira fase com dez pontos, mas com um saldo melhor (-8 a -9), a Portuguesa saltou para a 14ª colocação e escapou do rebaixamento. O São Bento, por sua vez, terminou em 15º.
O que diz a Federação Paulista de Futebol - "A Federação Paulista de Futebol recebeu ofício do São Bento a respeito da realização da partida entre Portuguesa e Corinthians em Brasília. A FPF esclarece que todo o processo de alteração do jogo respeitou o Regulamento Geral de Competições da FPF e o Regulamento do Paulistão Sicredi 2023.Ao ascender em 2022 para o Paulistão Sicredi, a Portuguesa atendeu todas as condições de infraestrutura, com estádio com capacidade adequada para mandar jogos no município de sua sede, e a solicitação de alteração do local da partida atende aos critérios previstos no Regulamento Geral de Competições, com análise e aprovação do Departamento de Competições da entidade".
0 comentários:
Postar um comentário