Foto: Arquivo
Fabián Bustos no Nacional
Conhecido recentemente por ter passado pelo bagunçado Santos FC, o treinador argentino Fabián Bustos tem uma longa história em sua trajetória na casamata no Equador, onde fez sucesso treinando alguns clubes locais, principalmente o Barcelona de Guayaquil. Fabián, que completa 54 anos neste dia 28, teve também antes de ser treinador uma trajetória longa, porém de não tanto sucesso, como jogador de futebol.
Nascido em Córdoba, na Argentina, Bustos começou seus primeiros passos no futebol ainda muito criança, chegando aos 10 anos no San Lorenzo de Córdoba, clube modesto do futebol local. Foi por lá que fez toda a categoria de base até ascender ao time profissional, numa equipe que na época jogava apenas campeonatos regionais, como segue sendo até os dias atuais.
O primeiro clube mais conhecido pelo qual Bustos atuou foi justamente o Nacional, tradicionalíssimo clube uruguaio, onde o na época meio-campista jogou pouco pelo Bolso antes de desembarcar no Almirante Brown, nome tradicional nas divisões inferiores e por vezes até na primeira divisão do futebol argentino. Atuou, segundo a Wikipedia, em 41 jogos pelo clube.
Na sequência, passou por dois times da primeira divisão argentina: o Lanús e o Belgrano. Em 1995, chegou ao Deportivo Morón, por onde atuou por um ano antes de passar no Juventude Antoniana. Em 1997 ele chegou ao clube onde faria mais sucesso em sua trajetória como atleta até então, o Tucumán, onde esteve em campo por 68 jogos e marcou 15 gols. No ano seguinte, passou pelo modesto Cipoletti antes de chegar ao Jorge Wilstermann, tradicional clube boliviano.
A partir daí, Bustos andou por diversos clubes equatorianos no final de sua trajetória dentro dos gramados. Entre 2000 e 2001 teve ótima passagem no Deportivo Quito, seguida por curtas estadias no Manta e no Macará e um bom ano vivido no modesto Deportivo Saquisilí. Encerrou sua trajetória nos campos passando por El Povenir e Estudiantes de Buenos Aires, antes de pendurar as chuteiras em 2006.
A partir daí, Bustos começaria sua trajetória como treinador, que o levaria 16 anos depois ao Santos, por onde teve seu nome mais "conhecido" no Brasil. Atualmente, retornou ao cargo de treinador do Barcelona de Guayaquil, clube pelo qual fez mais sucesso.
A partir daí, Bustos começaria sua trajetória como treinador, que o levaria 16 anos depois ao Santos, por onde teve seu nome mais "conhecido" no Brasil. Atualmente, retornou ao cargo de treinador do Barcelona de Guayaquil, clube pelo qual fez mais sucesso.
0 comentários:
Postar um comentário