Foto: Arquivo
Francileudo atuando no Etoile du Sahel
O Brasil é um dos maiores celeiros de jogadores de futebol em todo o planeta. A "Pátria de Chuteiras", além das diversas revelações históricas que fizeram com que ganhasse essa alcunha, já revelou também diversos nomes que acabaram por vários caminhos indo fazer sucesso em outros países. Um dos vários brasucas que fez história em terras estrangeiras, inclusive se naturalizando e representando a seleção local foi o atacante Francileudo Santos, que completa 44 anos neste dia 20 e fez sucesso em suas passagem pelo Etoile du Sahel, na Tunísia.
Francileudo teve uma trajetória bem diferente no futebol desde muito jovem. Formado na base do Sampaio Correia, foi ainda antes de virar profissional para a Bélgica, onde acabou se profissionalizando no Standard de Liége, mas ainda muito jovem, pouco conseguiu fazer no tradicional time do país. Acabou indo aos 19 anos para o futebol da Tunísia, passando a ser jogador do Etoile du Sahel.
A partir daí começaria uma das histórias mais bonitas e interessantes de um jogador brasileiro no futebol da "Mãe África". Francileudo caiu rapidamente nas graças da torcida do Etoile, devido aos vários gols que marcou, que o colocaram como artilheiro da liga local em uma oportunidade, apesar de não conseguir levantar títulos no campo. Seu bom desempenho o levou ao Sochaux, por onde foi jogar no início da década de 2000.
A passagem pelo Etoile marcou sua carreira ao ponto de decidir jogar pela seleção da Tunísia. Se naturalizou as vésperas da Copa das Nações Africanas de 2004 e naquele ano virou lenda no país. Foi um dos maiores responsáveis pelo inédito título conquistado pela seleção da Tunísia, sendo artilheiro da competição. Jogaria também a Copa das Confederações de 2005, a Copa do Mundo de 2006 e a Copa das Nações Africanas de 2008 pela seleção local.
Retornou ao Etoile em 2010, quando já era mais experiente e acabou convivendo com lesões e atuando menos que na última passagem. Nesta época, fez parte do elenco que ganhou o único título que ele teve com o Etoile, que foi a Copa da Tunísia na temporada 2011/2012. Encerrou essa última passagem em 2013, indo atuar por times de divisões menores francesas antes de pendurar as chuteiras.
Francileudo esteve, segundo números da Wikipedia, presente em 101 jogos pelo Etoile du Sahel, marcando um total de 50 gols ao longo dessas partidas. Foi acusado pelo jornal Folha de São Paulo, em 2003, de fazer parte de um esquema de "gatos" no futebol maranhense, mas a maioria de artigos sobre ele consta com a data de nascimento em 1979.
0 comentários:
Postar um comentário