Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Hugo Eduardo de León Rodríguez, mais conhecido como Hugo de León, nasceu em Rivera, no Uruguai, no dia 27 de fevereiro de 1958, e se transformou em um grande zagueiro. O jogador teve passagens por grandes times, e foi muito vitorioso em alguns deles. Ele fez sucesso no futebol brasileiro, principalmente na passagem pelo Grêmio. Já em 1991, o jogador defendeu o Botafogo, mas por pouco tempo.
Em 1975 começou sua carreira, quando chegou para atuar na base do Nacional, um dos grandes times do país. Dois anos depois subiu para a equipe profissional, e, após isso, sua carreira deslanchou e mostrou um grande potencial, tanto que chamava a atenção de todos.
O zagueiro tinha um grande posicionamento, sabia os ‘atalhos’ do campo, e sempre conseguia antecipar a ação do atacante. Mesmo jovem já demonstrava uma grande experiência, se tornando um pilar no sistema defensivo do Nacional.
Depois de um bom começo, o jogador foi contratado pelo Grêmio, onde conquistou grandes títulos e entrou para a história do time gaúcho. O zagueiro era um líder em todos os clubes que passou, uma grande importância no vestiário e mais ainda dentro de campo.
A sua passagem pelo Grêmio foi muito boa, e após alguns anos no clube, começou a rodar por outros clubes no Brasil, Corinthians e Santos, e chegou até a atuar no futebol espanhol. Depois de um tempo, voltou para o Nacional, mas não ficou por muito tempo, pois ele chegou em 1988, e em 89 já foi emprestado para o River. Em 90 voltou de empréstimo, mas não demorou muito para deixar o clube novamente.
Em 1991 voltou ao futebol Brasileiro, mas dessa vez para atuar no Botafogo, também por empréstimo. O jogador tinha a fama das outras passagens pelo país, pela excelente qualidade no Grêmio, depois no Santos e Corinthians. A diretoria alvinegra depositava muita confiança no zagueiro, mas acabou que durou muito pouco.
Hugo chegou a atuar em poucos jogos, e já estava na parte final de carreira, não tendo o mesmo físico dos anos anteriores. Infelizmente não conseguiu demonstrar toda sua categoria e acabou ficando por pouco tempo na equipe carioca.
Ainda em 1991, o jogador foi contratado pelo Toshiba SC, uma equipe do futebol japonês, que depois do profissionalismo mudou o nome para Hokkaido Consadole Sapporo. Dois anos depois retornou ao Nacional, para poder encerrar sua carreira, na equipe que o revelou para o mundo.
0 comentários:
Postar um comentário