Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Jogo marcou o recorde de público da Fonte Nova
Há 34 anos, no dia 2 de fevereiro de 1989, a Fonte Nova recebeu seu maior público, que foram privilegiar um dos maiores times da história do Bahia. A partida era decisiva, pois era o jogo de volta da semifinal do Brasileirão de 1988, que acabou se expandindo para o ano seguinte.
O Bahia tinha um grande time e conseguiu fazer uma boa campanha, conseguindo a última vaga para o mata-mata, pois o Vasco da Gama já tinha garantido a classificação no primeiro turno e, por isso, acabou surgindo mais uma vaga, que foi para a equipe que tinha mais pontos nos dois turnos.
A classificação deu mais ânimo para a grande equipe baiana. Nas quartas de finais jogou contra o Sport, um grande clássico nordestino, e o tricolor conseguindo ficar com a vaga para a semifinal, quando enfrentou o Fluminense, outro grandíssimo confronto.
Na primeira partida, que ocorreu no Maracanã, o tricolor baiano conseguiu segurar a forte equipe carioca, tirando todo o ímpeto do rival atuando em casa. O Bahia conseguiu voltar do Rio de Janeiro com o empate em 0 a 0 na mala, dando mais expectativas aos seus torcedores.
A torcida abraçou a equipe e foi em peso para a Fonte Nova, colocando 110 mil pessoas no Estádio, o maior público do local e do estado da Bahia. A partida começou frustrando os torcedores, pois logo aos 2 minutos, o Fluminense abriu o placar com Washington.
O tricolor carioca teve chance de ampliar o placar e fazia um grande começo de jogo, deixando todos os torcedores baianos nervosos. Mas aos 20 minutos, Bobô subiu mais que todo mundo, em uma cobrança de falta, e empatou a partida, para a explosão dos 110 mil torcedores.
Já na etapa final, o Fluminense novamente voltou melhor, criando boas chances de voltar a frente do placar, mas não conseguia aproveitar para sorte dos baianos. Em um rápido contra-ataque, Paulo Robson tentou cruzar, mas a zaga do Flu tirou, porém a bola sobrou para Gil, que chutou forte para fazer o segundo gol do Bahia.
O tricolor baiano ainda teve chance de fazer o terceiro, mas não conseguiu aproveitar, e a partida terminou em 2 a 1, para a comemoração de todos que estavam no Estádio. A vitória deu a vaga para a decisão contra o Internacional, quando o Bahia se consagrou campeão, vencendo por 2 a 1, na Fonte Nova, e segurando o empate no Beira Rio.
0 comentários:
Postar um comentário