Foto: Douglas Teixeira/Agência Briosa
Leandro defendendo o gol da Briosa
Existe um velho ditado que diz que "todo o bom time começa por um bom goleiro". A velha frase parece ser uma verdade absoluta para a Portuguesa Santista em 2023. Dona da segunda melhor campanha deste início de Série A2, o time rubro-verde tem no gol um dos grandes responsáveis pelos bons resultados obtidos pelo time neste início de campeonato: o experiente goleiro Leandro, que já há 3 anos veste a camisa rubro-verde e sempre o fez com maestria. Contra o Velo, o goleiro foi mais uma vez o destaque da vitória da equipe, e ele vê a Briosa forte para a competição.
Leandro chegou a Ulrico Mursa durante a metade final do Paulistão de 2020, quando foi contratado pela Portuguesa Santista após a paralisação da competição devido a pandemia do coronavírus. Revezou com o velho conhecido e ídolo da torcida Clayton durante a Copa Paulista, mas a partir de 2021 se tornou titular absoluto do gol da equipe.
Nos dois últimos anos, suas defesas evitaram que a equipe retornasse a Série A3, já em 2023, elas tem ajudado o time a buscar o acesso. Na vitória por 3 a 2 diante do Velo Clube em Ulrico Mursa, o arqueiro foi o destaque de mais um triunfo do time de Sérgio Guedes no Paulistão da Série A2. Diante de um adversário que vinha de três vitórias e que partiu pra cima da equipe santista para buscar um empate surreal no segundo tempo, ele garantiu os três pontos com várias defesas.
Sobre os dois jogos anteriores, Leandro destacou que "não considerava os dois resultados tropeços". Ele disse que diante do Bafo: "o empate era um bom resultado, mas tomamos um gol no final". Já o empate diante do Linense, para o goleiro foi um bom resultado: "encaro como um ponto conquistado". Com relação ao jogo contra o Velo Clube, ele disse que a vitória havia sido "muito importante", ressaltando também a qualidade do adversário. Leandro ponderou, porém, que o time também tem de "pontuar onde a gente errou". Já que a equipe "tomou sufoco": "estava 3 a 0 e tomamos dois gols".
Eleito por torcedores como o melhor jogador da partida, Leandro agradeceu a escolha e ressaltou que o goleiro está ali para isso: "a gente trabalha muito para isso e quando a gente é exigido a gente tem que corresponder". Perguntado novamente sobre a queda de rendimento da equipe no segundo tempo, o goleiro repetiu que é preciso que se dê atenção para que isso não volte a acontecer nos próximos jogos: "a gente sabe que (o campeonato) vai afunilando, vai dificultando", reforçando também que a medida que o campeonato avança, os adversários vão entendendo mais a Portuguesa. Finalizou ressaltando que a equipe sempre tem de estar "melhorando e evoluindo".
O arqueiro, além de dizer que sempre procura ser "aplicado" em seus treinamentos e reforçar que prefere que "os outros respondam" sobre seu desempenho, também respondeu sobre as particularidades do jogo como goleiro, em relação a comandar linhas de defesa e a observação da partida do setor defensivo. Fez questão de elogiar sua defesa, incluindo o zagueiro Itambé, que entrou durante o jogo numa situação que ele descreveu como "complicada". Ressaltou também que sempre "gostar de ser o comandante da sua defesa".
Ele também comentou um aspecto tático da linha defensiva da Briosa, afirmando que ela tenta, em geral, evitar que os atacantes adversários consigam entrar "por dentro", dando preferência a entrada por fora, que dá a condição do time "baixar as linhas e esperar um cruzamento" onde a equipe pode ter uma maior vantagem. Contra o Velo esta tarefa se mostrou um pouco mais complicada.
A Portuguesa Santista volta a campo neste sábado, dia 4 de fevereiro, quando enfrenta o Lemense, em Leme, pela sétima rodada do Paulistão da Série A. A equipe ocupa a segunda posição da tabela de classificação, com 13 pontos ganhos em seis jogos, dois a menos que a líder Ponte Preta.
0 comentários:
Postar um comentário