Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Delio Toledo quando defendeu o Espanyol
Delio César Toledo Rodas, mais conhecido como Delio Toledo, nasceu em Cecilio Báez, no Paraguai, no dia 10 de Fevereiro de 1976, se tornando defensor. O jogador teve passagens por alguns clubes internacionais, principalmente pelo futebol espanhol.
Sua carreira começou em 1996, quando deu início no profissional. O zagueiro teve um ótimo começo, surpreendendo a todos e mostrando ter um grande potencial, o que chamou a atenção de outros clubes. Delio não ficou muito tempo no Atlético Colegiales, pois logo depois foi contratado por um time grande do seu país.
Em 1998, foi contratado pelo Cerro Porteño, uma das principais equipes do país, se não a principal. Por lá, manteve o nível e conseguiu se titular com tranquilidade, sendo um jogador versátil, pois atuava como zagueiro, mas, também, conseguia jogar na lateral-esquerda.
Suas ótimas temporadas fizeram com que o jogador fosse olhado pelo futebol europeu e não demorou muito para receber algumas propostas. Em 1999, o jogador foi contratado pela Udinese, mas acabou não conseguindo atuar e acabou sendo vendido rapidamente.
Já no início de 2000, o zagueiro foi comprado pelo Espanyol, uma equipe mediana do futebol espanhol. Como Delio chegou no meio da temporada, acabou não conseguindo não se firmar no time e entrou em poucos jogos no seu começo pelo clube.
O jogador quando entrava ainda não desempenhava o mesmo que no futebol paraguaio, mas ainda estava em um processo de adaptação ao modelo da europa, ainda mais para um jovem. O zagueiro começou a ter mais oportunidade no segundo semestre daquele ano, quando esteve desde o começo da temporada.
Delio começou a atuar mais, mas ainda não conseguia se firmar no time titular, e acabou tendo uma temporada mediana. Às vezes jogava como titular e em outras no banco, mas, pelo menos, estava tendo chances de mostrar seu potencial e ir se adaptando ao jogo aos poucos.
O zagueiro não teve um bom desempenho nas partidas que teve oportunidades, e por isso acabou sendo negociado no final da temporada, além de ter tido problemas com o passaporte. O jogador retornou ao futebol sul-americano, para atuar no Colón. Pelo Espanyol fez apenas 20 jogos e chegou a marcar um gol.
0 comentários:
Postar um comentário