Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Fabio Rocha e Felipe Roque
Arte: O Curioso do Futebol
Tem início nesta sexta-feira, dia 24, com o jogo entre Santos e Flamengo, a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 de 2023. São 16 equipes na disputa, tentando evitar mais um título do Corinthians, atual tricampeão de competição e detentor de quatro taças no total.
Confira como estão as equipes para o certame:
CLUBE ATHLETICO PARANAENSE
Curitiba-PR
O Athletico Paranaense garantiu o acesso à elite do Brasileirão Feminino na última temporada. A equipe foi vice-campeã da Série A-2 e, jogando na Arena da Baixada na partida de ida da decisão, levou 28.447 torcedores ao estádio. Em 2022, o time também conquistou o título do Paranaense com 100% de aproveitamento. Neste ano, as gurias do Furacão disputaram a Supercopa, mas acabaram eliminadas depois de derrota para o Inter por 5 a 1 na fase inicial. Após uma boa temporada em 2022, o Athletico quer continuar com a moral elevada na primeira divisão em 2023.
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO
Belo Horizonte-MG
As Vingadoras conseguiram na temporada passada o tricampeonato mineiro, mas agora o elenco comandado pela vencedora treinadora Lindsay Camila, eles procuram galgar postos de sucesso a nível nacional. Para isto 15 atletas renovaram o contrato e mais alguns reforços chegaram. O destaque é para o trio colombiano Ingrid Guerra, Manuela Paví e Jorelyn Carabalí, vindas do Deportovo Cali. O objetivo das mineiras é chegar as conquistas em médio prazo, mas a equipe já fala em brigar pelo título nesta temporada.
AVAÍ FUTEBOL CLUBE / KINDERMANN
Florianópolis-SC
A equipe que não conseguiu fazer uma boa campanha na temporada passada, não se classificando para a fase final do Brasileirão. Agora, o time trouxe novos reforços e busca voltar a brigar pelo título. O time, que mantém a homenagem a Salézio Kindermann, quando o clube era apenas Kindermann, com sede em Caçador, estreia, em casa, contra o Real Brasília, no domingo (26), às 15h.
ESPORTE CLUBE BAHIA
Salvador-BA
O Tricolor de aço vem com aspirações mais modestas para o Brasileirão Feminino de 2023. Recém chegado a primeira divisão, depois de uma campanha de acesso em 2022, o tradicional time nordestino Com investimento mais modesto, o Tricolor de Aço tem como reforço de mais destaque a atacante chilena Acuña. Os reforços das tricolores vieram principalmente de equipes de menos expressão do próprio Brasileirão Femininno. A meta do time é simples e direta, permanecer na primeira divisão e o que vier após isso é lucro.
CEARÁ SPORTING CLUB
Fortaleza-CE
A grande incógnita do Brasileirão Feminino A1 2023. Depois de conquistar a A2 em 2022, mas perder o título estadual para o rival Fortaleza, que no ano passado não conseguiu o acesso, o time das Meninas do Vozão foi totalmente desmontado e jogarama Supercopa só com jovens e passaram vergonha: tomaram 10 a 0 do Flamengo. Alguns reforços pontuais chegaram, mas o Ceará é candidato ao rebaixamento.
SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
São Paulo-SP
Atual campeão do Brasileirão, da Copa Paulista e da Supercopa Feminina, o Timão segue como uma das equipes mais fortes da modalidade no país. Para esta temporada, a equipe Alvinegra do Parque São Jorge manteve jogadoras como Tarciane, Yasmim, Grazi e Jheniffer, além de ter contratado a lateral Isabela, que foi destaque do Internacional, onde se sagrou vice-campeã nacional em 2022 ao perder a decisão para o próprio Corinthians.
CRUZEIRO ESPORTE CLUBE
Belo Horizonte-MG
O time do Cruzeiro teve uma péssima temporada, e acabou brigando na parte de baixo da tabela na temporada passada. Agora, o time fez diversas alterações no plantel, fazendo uma reformulação na base do elenco, para tentar buscar a classificação. A Raposa estreia, em casa, contra o Grêmio, no sábado (25), às 19 horas.
ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES
Araraquara-SP
Semifinalista do Paulistão Feminino da temporada passada, a Ferrinha chega para este começo de 2023 com uma boa expectativa de fazer uma boa campanha na elite. Apesar das saídas de duas jogadoras, a Locomotivas foi ao mercado e buscou várias peças de reposição. Algumas delas foram a goleira Karen Hipólito, a lateral-direita Fran Bonfanti, a zagueira Day Silva, a lateral-esquerda Jéssica Soares, a meia Raquel, e as atacantes Yisela Cuesta, Patrícia Sochor e Lelê. Vale lembrar que a Ferroviária foi a única equipe a quebrar a hegemonia corintiana dos últimos anos do Brasileirão, em 2019.
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
Rio de Janeiro-RJ
Mesmo tendo chegado ao mata-mata do Brasileirão no ano passado, o Flamengo se ressente de ter perdido o estadual para o Botafogo. Porém, já no primeiro torneio do ano, o Rubro Negro foi vice da Supercopa, perdendo a final para o Corinthians. A destaque do time carioca é a atacante argentina Sole Jaimes, artilheira de várias competições no país quando defendeu o Santos.
GRÊMIO DE FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE
Porto Alegre-RS
Diferentemente dos últimos anos, o Grêmio abre a temporada com a manutenção de praticamente todo o elenco. As principais mudanças ocorreram na comissão técnica a partir da chegada de Felipe Endres, novo técnico. Patrícia Gusmão, comandante do título gaúcho, permanece no departamento como supervisora. Quatro nomes chegaram para reforçar o elenco: Natane, Manu Balbinot, Shashá e Raquel Fernandes.
SPORT CLUB INTERNACIONAL
Porto Alegre-RS
O Internacional passou por uma reformulação para a temporada 2023, 10 jogadoras deixaram o clube e 9 foram contratadas. O objetivo é conseguir os títulos que escaparam por pouco na temporada 2022, e para isto o comando do técnico Maurício Salgado foi mantido. Dentre os reforços que chegam para atingir os objetivos, os destaques são a meia Analuyza, de 18 anos, vinda do Santos e com passagens pelas seleções brasileiras de base, a atacante uruguaia Belén Aquino, artilheira do sulamericano sub-20 e as paraguaias Fabiola Sandoval e Fany Gauto. As Gurias Coloradas tem objetivos altos para a temporada.
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
São Paulo-SP
Com um dos trabalhos mais concretos recentemente no futebol feminino, o Verdão é o atual campeão Paulista e da Libertadores e agora busca a conquista inédita do Brasileirão, campeonato onde já bateu na trave uma vez em 2021. Já contando com um bom elenco, o Palmeiras ainda trouxe 9 reforços, com destaque para a zagueira Sassá, promessa que atuava no Santos. O forte elenco alviverde ainda conta com nomes como Bruna Caldeiran, Andressinha e a experiente Chú. O Alviverde é um dos favoritos ao título em 2023.
REAL ARIQUEMES ESPORTE CLUBE
Ariquemes-RO
A grande surpresa do Brasileirão Feminino A2 do ano passado, o Real Ariquemes conseguiu chegar à semifinal e cravar seu lugar na elite. Em Rondônia, o Real Ariquemes terá sete jogos sob os seus domínios, enquanto viaja em oito partidas para disputar fora de casa. O grande objetivo da equipe na temporada é se manter na A1.
REAL BRASÍLIA FUTEBOL CLUBE
Brasília-DF
O time foi a grande surpresa do ano passado, quando ficou em quinto na primeira fase, conseguindo se classificar para o mata-mata, na temporada passada, mas acabou caindo para o Corinthians na sequência. A equipe reforçou o elenco, trouxe peças mais experientes, e vai tentar chegar mais longe na competição. O time estreia, fora de casa, contra o Avaí Kindermann, no domingo (26), às 15h.
SANTOS FUTEBOL CLUBE
Santos-SP
Vice-campeão paulista, as Sereias da Vila busca melhorar o rendimento na competição nacional. No último ano, não conseguiu passar da fase classificatória. Para 2023, garantiu 10 contratações, além da permanência de Cristiane e Brena, pilares do elenco. Entre os novos reforços, destaque para Fabi Simões, ex-atacante do Inter e Yaya, que é chamada recorrentemente pela técnica Pia para a Seleção Beasileira. Também chegaram à Vila Belmiro nomes como o de Jully, ex-goleira do Palmeiras, Kelly, zagueira que retorna para sua terceira passagem, Adriana Sachs, vinda do Boca Juniors, e a atacante Bianca Gomes. Liderada pela artilheira Cristiane, as Sereias da Vila querem, no mínimo, se classificar à fase eliminatória, coisa que não aconteceu em 2022. A manutenção do treinador Kleiton Lima, que chegou depois do Brasileiro do ano passado, também é importantíssima para o time da Baixada Santista.
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
São Paulo
Outra equipe que conta com bom investimento e trabalho no futebol feminino, o Tricolor do Morumbi ainda tenta alcançar os rivais na questão de conquistar títulos de peso. A dificuldade do time do Morumbi é que ele ainda tem problemas com um investimento um pouco mais modesto que os outros três arquirrivais. A equipe trouxe alguns reforços para 2023, como a meia Vivian e a lateral Ariane. O destaque segue sendo a experiente Cacau, que já está no segundo ano seguido no Tricolor.
REGULAMENTO
O Campeonato seguirá a fórmula dos anos anteriores, sendo disputado em quatro fases: na primeira fase os 16 clubes jogaram no modelo de pontos corridos, em turno único. Os oito primeiros se classificaram para as quartas de final e os quatro últimos serão rebaixados para a Série A2 de 2024. Nas quartas de final, os clubes se enfrentaram no sistema eliminatório ("mata-mata") classificando-se o vencedor de cada grupo. Na semifinal, os clubes também se enfrentaram no sistema eliminatório classificando-se o vencedor de cada grupo para a final, onde, por fim, os dois clubes se enfrentaram também no sistema eliminatório para definir o campeão.
0 comentários:
Postar um comentário