Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Adolfo José Valencia Mosquera nasceu em Buenaventura, na Colômbia, no dia 6 de fevereiro de 1968, e teve um início muito professor, mas acabou não conseguindo se manter. O jogador teve passagens por grandes times de seu país e internacionais, como o Bayern de Munique, chegando a atuar diversas vezes pela Seleção Colombiana.
Sua carreira começou em 1988, quando começou a atuar no Independiente de Santa Fé, onde teve muito sucesso. Pela equipe colombiana surgiu como uma grande promessa, e isso chamou a atenção de grandes times do futebol europeu.
Em 1992, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Colombiana e conseguiu mostrar um bom desempenho. Valencia começou a ser chamado frequentemente e seus bons jogos pela Colômbia fizeram com que os outros clubes ficassem cada vez mais interessados.
Em 1993, o El Tren, apelidado dado por causa do seu grande porte físico, foi um dos destaques da Colômbia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, com destaque para a goleada por 5 a 0 sobre a Argentina, em plena Buenos Aires, e recebeu uma proposta irrecusável do Bayern de Munique. O atacante não tinha como recusar e foi para a Alemanha em busca de se firmar em outro lugar, buscando sair de promessa para uma realidade.
Porém, não foi fácil, porque o jogador não conseguiu se adaptar e teve muitas dificuldades para manter seu nível. O atacante não teve vida fácil no novo clube e, por isso, não conseguiu mostrar todo seu potencial. Infelizmente, para o jogador, o clube não estava gostando do seu desempenho, mesmo ele tendo bons. Mesmo não conseguindo se adaptar muito bem, outros clubes europeus ainda acreditavam no seu grande futebol, e Valencia começou a receber algumas propostas para deixar o clube alemão.
Chegando ao fim da temporada, o jogador resolveu deixar o Bayern de Munique, já que não estava conseguindo se adaptar ao clube e suprir todas as expectativas criadas nele. Pelo clube, o atacante tem bons números, mas não foi o suficiente para agradar a todos. Valencia teve 34 jogos e 13 gols, belos números para sua primeira temporada, mas os alemães preferiram não ficar com o jogador.
Ainda depois da temporada, Valencia participou da campanha decepcionante da Colômbia na Copa do Mundo de 1994, onde chegou a ser considerada favorita e foi eliminada a primeira fase. Mesmo assim, o jogador foi para o Atlético de Madrid. Depois, rodou o mundo jogando bola e encerrou a carreira na China, em 2004.
0 comentários:
Postar um comentário