Walter Abrahão - Um dos maiores locutores da história da crônica esportiva brasileira

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Walter Abrahão foi um dos maiores narradores da história do futebol brasileiro

Nascido em Piraju, no interior de São Paulo, Walter Abrahão, estaria completando 92 anos de idade neste quinta-feira, dia 5 de janeiro de 2023, se estivesse vivo. Durante a sua vida, ele se sagrou como um dos maiores locutores da história da crônica esportiva brasileira.

Filho de imigrantes árabes, Walter se formou em Direito, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no ano de 1958, e foi sócio de um importante escritório de advocacia. Por volta da década de 50 começou a carreira de radialista nas Emissoras Associadas de São Paulo, e não tardou para fazer sucesso na TV Tupi, trabalhando de locutor nas décadas de 60 e 70, onde também era o apresentador um programa esportivo, ao lado de Geraldo Bretas, Ely Coimbra Fernando Gaya Solera e Roberto Petri 

Na década de 80, prestou serviços à TVS, atualmente conhecida como Sistema Brasileiro de Televisão, a SBT, e também na Rede Manchete. Inclusive, nestas duas ele teve a oportunidade de participar das equipes de transmissão seis Copas do Mundo.

Até os dias de hoje, Abrahão é considerado o inventor do "replay" esportivo. Este recurso foi utilizado pela primeira vez em 1963, batizando as repetições de "bi-lance".


Walter veio a falecer no dia 8 de agosto de 2011, por conta de um câncer de pulmão. Em sua homenagem, foi lançada a TV Walter Abrahão, em 2020. O dono do canal é Walter Abrahão Filho, um dos três frutos que o locutor deixou aos 80 anos de idade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações