Por Victor de Andrade, Emerson Gomes, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Fabio Rocha e Felipe Roque
Arte: O Curioso do Futebol
Vai começar nesta sexta-feira, dia 20, a edição de 2023 do Campeonato Paulista da Série A3 de 2023. Mais uma vez são 16 equipes na luta pelo título da competição, pelas duas vagas de acesso para o estadual A2 e fugindo do rebaixamento para a Segundona.
Confira como estão os times para a competição:
BANDEIRANTE ESPORTE CLUBE
Birigui
Após rumores de que a equipe se licenciaria no ano de seu centenário, após problemas financeiros na temporada passada, o Bandeirante vem firme e forte para esta série A3. Para o comando o treinador será Paulinho McLaren volta a equipe, já que ele foi o comandante na última campanha do BEC. A equipe tem alguns remanescentes do último certame como os defensores Léo Cruz e Gabriel Bahia e dentre as contratações, o destaque é para o meia Bruno Sabiá, que tem passagens por vários clubes do estado. O elenco conta também com atletas vindos de divisões inferiores de outros estados. A expectativa dos torcedores para o centenário é que o time ao menos lute por classificação a próxima fase do torneio.
BARRETOS ESPORTE CLUBE
Barretos
Buscando um ano melhor que o de 2022, onde ficou na primeira fase e inclusive chegou a brigar contra o descenso, o Barretos trouxe diversas contratações e conta com alguns velhos conhecidos da torcida no elenco, como o meia Norton e o goleiro Remerson. William Sander será o treinador e além das contratações e retorno de jogadores que atuaram ano passado, deve também subir alguns valores do time que jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior neste mês de janeiro. O Barretos tenta voltar a subir para a Série A2 depois de mais de cinco anos.
CAPIVARIANO FUTEBOL CLUBE
Capivari
A primeira grande novidade do Capivariano é voltar a atuar na Arena Capivari. A Prefeiturada cidade fez reformas de adequação no estádio e no gramado e, com isto, o time, dirigido por Elio Sizenando, ganha um grande reforço. O clube fez algumas contratações e manteve jogadores que estiveram na campanha do ano passo. Com tudo isto, o Capivariano espera voltar à Série A2.
DESPORTIVO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA
Porto Feliz
Após brigar contra o rebaixamento em praticamente toda a última edição da Série A3, o Desportivo Brasil chega para 2023 muito mais esperançoso. O DB teve uma grande injeção de ânimo na Copa Paulista e contratou reforços pontuais que podem qualificar ainda mais o time. O principal responsável por essa esperança é o treinador Fábio Toth, que assumiu o time na reta final da Série A3. O desempenho na Copa Paulista de 2022 mostrou que o DB deverá vir com esperança à A3 deste ano e promete anos melhores do que os passados para seu torcedor.
ESPORTE CLUBE SÃO BERNARDO
São Bernardo do Campo
A equipe do EC São Bernardo teve uma ótima campanha ano passado e quase conseguiu o acesso, parou nas semifinais, eliminado pelo Noroeste. Para esta temporada, a equipe trouxe bons jogadores e vem em uma fase final de preparação muito boa, com grandes expectativas. A equipe, dirigida novamente por Renato Peixe, estreia contra o Rio Preto no próximo sábado (21), às 15h, no Estádio Anísio Hadad.
GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE
Presidente Prudente
Recém promovida da Segundona para a A3 do Campeonato Paulista deste ano, o Prudente vem mostrando nova ascensão nos últimos anos e chega como um dos favoritos à conquistar o acesso para a A2 do ano que vem. Para poder chegar lá, o time de Presidente Prudente investiu no time e trouxe reforços para disputar a divisão de acesso em bom nível. Algumas dessas novidades foram os laterais Hélder, Giovanni e Felipe Santos; os zagueiros Eduardo Biazus e Bennê Pereira; o volante Gabriel; o meia Rafinha e os atacantes Jonathan Chula e Elias. O experiente goleiro Luiz, ex-São Caetano, é destaque.
SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPIRENSE
Itapira
O recém chegado e discreto Itapirense quer fazer um bom papel na Série A3 de 2023. O maior reforço fica fora de campo, mais precisamente dentro da comissão técnica: a manutenção do treinador Tássio Lopes, que foi quem levou o time ao vice campeonato da Segundona em 2022. Sem muitas contatações de peso, o time de Itapira quer, ao menos, se manter na divisão.
MARÍLIA ATLÉTICO CLUBE
Marília
O Marília, ao menos antes da bola rolar, é um dos favoritos no Paulistão A3 2023. Vice-campeão da Copa Paulista do ano passado, além de ter chegado ao mata-mata da A3 daquela temporada, o MAC vem investindo para finalmente voltar à Série A2. Guilherme Alves segue no comando da equipe, que em 2023 terá também a Copa do Brasil para disputar.
SOCIEDADE ESPORTIVA MATONENSE
Matão
A Matonense é um dos clubes da Série A3 que já viveu tempos gloriosos, mas está há alguns anos distante dos holofotes mais iluminados do futebol brasileiro. Neste ano, o time será treinado pelo experiente Fahel Júnior, que objetiva levar a Águia de volta a Série A2. Desde o ano passado, o clube fala em conquistar o título da competição. O principal nome do time é o velho conhecido João Gabriel, que foi destaque já em 2022. Outros diversos nomes de confiança foram trazidos por Fahel para brigar pelo acesso.
GRÊMIO OSASCO AUDAX
Osasco
O Audax retorna ao terceiro nível estadual com o propósito de seguir seu projeto de fortalecer sua base e revelar talentos. E para esta série A3 novamente a equipe vem com um elenco jovem, com vários atletas oriundos de suas categorias menores ou então jovens vindos de outros mercados. A diretoria ainda tenta reforçar o elenco, mas não deverá fugir da política de contratação de jovens valores, talvez trazendo alguns poucos atletas com experiência para dar uma maior cancha ao time. Para treinar a equipe o experiente treinador Alex Alves foi o escolhido. A boa experiência nas divisões de acesso do estado credencia o comandante a levar o jovem elenco a uma boa campanha e tentar inicialmente classificar a equipe para a segunda fase.
RED BULL BRAGANTINO II
Bragança Paulista
O antigo Red Bull Brasil foi um dos rebaixados para a Série A3 do Paulistão deste ano, ao lado do Audax. Agora conhecido como Red Bull Bragantino II, o time vai continuar sendo uma espécie de laboratório para a equipe principal do Massa Bruta. A mudança foi oficializada nestes últimos dias, pela Federação Paulista. O clube de Bragança Paulista já demonstrava o interesse de transformar o Red Bull Brasil como um Bragantino B, desde que a multinacional passou a gerir o futebol do Braga em 2019.
RIO PRETO ESPORTE CLUBE
São José do Rio Preto
O time do Rio Preto não fez uma boa competição ano passado, ficou na parte de baixo da tabela, mas não chegou a brigar contra o rebaixamento. Para essa temporada, a equipe vem diferente e com peças completamente diferentes, buscando brigar para passar para a próxima fase. Oliveira chegou a ser anunciado como treinador, mas acabou indo para o Lemense e Valmir Israel veio para o seu lugar. A equipe estreia enfrentando o EC São Bernardo no próximo sábado (21), às 15h, no Estádio Anísio Hadad.
SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE
São José dos Campos
A Águia do Vale é um time que viveu quase tudo que o futebol paulista pode proporcionar nos últimos 15 anos. De um time que sempre ficava próximo do retorno a Série A1, o São José viveu uma queda assustadora, passou pela Segundona, voltou como campeão da competição. Tendo Max Sandro como treinador, a equipe agora sonha novamente com o acesso e conta com nomes como Rafael Tanque no elenco.
SERTÃOZINHO FUTEBOL CLUBE
Sertãozinho
O Sertãozinho esteve na parte de baixo da tabela por toda a competição e brigou contra o rebaixamento. Mas para essa temporada, a equipe vem em busca de algo maior e reformulou seu elenco, trazendo novas peças, em busca de lutar pela classificação. Bazilio Amaral vai comandar o Touro. A equipe estreia contra o RB Brasil no sábado (21), às 18h, no Estádio Municipal Frederico Dalmaso.
UNIÃO SUZANO ATLÉTICO CLUBE
Suzano
Após a boa campanha na temporada passada, onde classificou-se para a segunda fase e ficou próximo de disputar o acesso, o União Suzano tenta seguir o bom trabalho feito na última edição, onde com uma mescla de jovens atletas e alguns mais experientes, a equipe deu liga e jogou um futebol bastante vistoso. Para o comando, Laécio Aquino é o escolhido e chega ao cargo após participar da comissão técnica fixa do clube. Bons valores do último certame voltam ao clube como o goleiro Felipe, o volante Brendon e o meia Alan Dias. Atletas experientes também completam o elenco, como o lateral Danilo Baia e principalmente o zagueiro Cleber Reis, ex-Santos, que chega para ser o xerife da defesa. O USAC tem expectativas altas para a temporada, e pensa em lutar pelo acesso.
CLUBE ATLÉTICO VOTUPORANGUENSE
Votuporanga
O Votuporanguense passa por dificuldades financeiras e, ao longo do ano de 2022, foi cogitado de não participar da edição de 2023, mas conseguiu e estreará no sábado, às 16h, contra o Grêmio Prudente. Uma das novidades do clube é o ídolo da torcida Ricardinho que, após pendurar as chuteiras, assume agora a função de gerente de futebol. Após bater na trave pelo acesso no ano passado, o torcedor alvinegro não deve esperar a mesma coisa do time. Após os problemas financeiros e a contratação de peças que não tenham nomes importantes, o time de Votuporanga não é um dos favoritos ao acesso à A2 de 2024.
REGULAMENTO
Na primeira fase, as dezesseis equipes se enfrentaram em quinze rodadas e os dois últimos colocados caem para o Série B, enquanto os oito primeiros avançarão para a segunda fase. Na segunda fase os clubes são divididos em dois grupos de quatro, classificando-se os dois melhores de cada grupo. Nas semifinais o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro em partidas de ida e volta, e os vencedores garantem o acesso à Série A2 de 2024.
0 comentários:
Postar um comentário