Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Rodolfo Sergio Rodríguez y Rodríguez, mais conhecido como Rodolfo Rodríguez, nasceu em Montevidéu, no dia 20 de Janeiro de 1956, e se transformou em um grande goleiro. O atleta fez uma linda história no futebol uruguaio, mas também construiu uma linda carreira atuando no Brasil, inclusive seu último clube foi o Bahia.
O jogador imaginava fazer faculdade de economia quando era criança, mas a sua qualidade falou mais alto e ele resolveu, para a sua sorte, seguir com sua carreira. Ele começou a se destacar pela seleção de base do seu país e foi contratado pelo Nacional, uma das grandes equipes.
Por lá, o goleiro conquistou vários títulos e chamou a atenção de outros clubes. Mas foi em um jogo contra o Brasil, que os times brasileiros ficaram de olho nele. Rodríguez fechou contra a amarelinha e deixou todos impressionados. Após quatro anos, o Santos fez uma boa proposta para o jogador, com dinheiro emprestado pelo Pelé, e contratou o goleiro.
Pelo Santos, o goleiro se tornou ídolo rapidamente, fazendo grandes jogos e mostrando seu grande futebol. Tudo caminhava muito bem no clube, todos o adoravam e ele atuava melhor a cada jogo. Após alguns anos depois, Rodríguez resolveu deixar o time para atuar no futebol europeu, no português Sporting.
Depois da sua passagem pelo futebol europeu, o goleiro retornou para o futebol brasileiro para atuar na Portuguesa. Ficou dois anos no clube paulista e depois se transferiu para jogar no futebol nordestino, que seriam seus últimos momentos na carreira.
Rodríguez foi atuar no Bahia em 1992, e mesmo já não estando no seu auge, mostrava um grande futebol. O goleiro ganhou o bicampeonato do futebol baiano e conseguiu entrar para história do clube, mesmo ficando por pouco tempo na equipe.
Além dos títulos conquistados, o goleiro teve momentos marcantes pelo time baiano. O goleiro conheceu Ronaldo Fenômeno da pior maneira possível, em uma partida contra o Cruzeiro, Rodríguez acabou sendo surpreendido pelo jovem atacante.
O goleiro acabou soltando a bola na área para agradecer aos céus pela defesa, mas não se ligou na presença do atacante, que de fininho chegou e tirou a bola de Rodríguez para marcar mais um gol. A partida terminou em 6 a 0 para o time mineiro, com cinco gols do jovem e promissor atacante.
Tirando esse momento, o goleiro se transformou em um dos principais jogadores estrangeiros do nosso país. Rodríguez fez uma belíssima história e encerrou sua carreira em 1994. O jogador fez 63 partidas pelo Bahia e também deixou um legado por lá.
0 comentários:
Postar um comentário