Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Emerson Gomes, Fabio Rocha e Felipe Roque
Arte: O Curioso do Futebol
A bola vai rolar para o estadual mais forte a partir deste sábado, dia 14. Vai começar o Campeonato Paulista da Série A1 de 2023. Mais uma vez são 16 equipes na disputa buscando o título da competição e fugindo do rebaixamento.
Confira os clubes participantes:
GRUPO A
BOTAFOGO - INTER DE LIMEIRA - SANTOS - RED BULL BRAGANTINO
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto
O Botafogo teve um final de 2022 para comemorar, com o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube adotou o modelo de SAF e o investidor, Adalberto Baptista, promete o clube forte na temporada de 2023. A equipe será dirigida por Paulo Baier e ainda observa o mercado para reforçar o elenco. Apesar de todo o planejamento, o próprio investidor da SAF dá a entender, nas entrevistas, que a prioridade do clube é a Série B.
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL
Limeira
Além de tentar se manter na elite do futebol estadual, o Leão da Paulista chega para a atual temporada com o intuito de conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Para isso, o clube de Limeira fez um pacote de reforços contando com o goleiro Alan Gobetti, o lateral direita Leandro Silva, o volante Kaio, o meio campista Menezes e o meia Thalles, somando com outros nomes que foram anunciado no ano passado. Para o comando técnico, a equipe do interior terá Pintado.
SANTOS FUTEBOL CLUBE
Santos
Acostumado, na última década, a dominar o estadual, chegando a 9 finais consecutivas, o Peixe chega ao Paulistão apostando no novo técnico, Odair Hellmann, e nos Meninos da Vila, que tradicionalmente ajudam o Santos nos momentos mais difíceis. O alvinegro não passa por temporadas fáceis: desde o estadual de 2021, o time chega à última rodada com chances de rebaixamento. A última semifinal alcançada foi em 2019, quando foi derrotado pelo Corinthians nos pênaltis e a última final foi justamente quando foi campeão, em 2016, contra o Audax de Fernando Diniz. Após mais uma temporada fraca, sendo eliminado na Copa do Brasil, Sulamericana e tendo desempenho abaixo no Brasileirão, o Peixe aposta no Paulistão para se consolidar novamente no cenário do futebol nacional e retomar confiança para o ano de 2023.
RED BULL BRAGANTINO
Bragança Paulista
Buscando fazer as pazes com o seu torcedor por conta das decepcionantes campanhas em 2022, o Massa Bruta chega para essa temporada com a mesma proposta dos últimos ano. Isso porque, além de manter alguns de seus principais atleta, a agremiação de Bragança Paulista contratou o lateral esquerdo Juninho Capixaba, o volante Matheus Fernandes e o atacante uruguaio Thiago Borbas para reforçar o time. O Braga também foi buscar o treinador português Pedro Caixinha, que veio do Talleres de Córdoba, para substituir Mauricio Barbieri, que estava no comando desde 2020 e deixou o cargo antes do fim da temporada.
GRUPO B
ÁGUA SANTA - GUARANI - MIRASSOL - SÃO PAULO
ESPORTE CLUBE ÁGUA SANTA
Diadema
O Água Santa brigou contra o rebaixamento no último Paulistão e esse ano vem em busca de mais objetivos. O time trouxe vários nomes para a disputa da competição, como Bruno Mezenga, trocou de técnico, será dirigido por Tiago Carpini, e vem fazendo uma boa preparação. A equipe estreia contra a Ferroviária no domingo (15), às 11h, no Estádio Inamar.
GUARANI FUTEBOL CLUBE
Campinas
Uma das equipes mais tradicionais do interior do estado, campeã brasileira em 1978, o Guarani nunca levantou o troféu paulista. Em 2022, o surpreendente time campineiro fez bonito na elite estadual e chegou às quartas de final do Paulistão, mas foi eliminado pelo Corinthians. No Brasileirão da Série B, o time campineiro fez uma campanha razoável, ficando em 10° lugar. Em 2023, no grupo B, ao lado de São Paulo, Mirassol e Água Santa. o Bugre, com algumas contratações de nome, como o atacante Neílton, tem a expectativa de chegar mais uma vez ao mata-mata.
MIRASSOL FUTEBOL CLUBE
Mirassol
Após o acesso a série B do Brasileirão em 2022, com título, o Mirassol agora alça voos mais altos. E para isto a equipe já tem mais de uma dezena de reforços contratados, e entre eles, atletas experientes na série A e com importantes títulos na bagagem como os campeões de Libertadores Bruno Cortez e Luan "Menino Maluquinho", além do atacante Zé Roberto, que retorna ao clube após temporada no Ceará SC. Atletas como o goleiro Darley e o veterano meia Camilo tiveram seus vínculos renovados. O treinador Ricardo Catalá tem seu trabalho aprovado junto a diretoria e trabalha para mais uma temporada com os sucessos que o clube planeja.
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
São Paulo
O Tricolor vai tentar reconquistar o Paulistão que lhe escapou na final do ano anterior. Para isto, o treinador Rogério Ceni foi mantido e o elenco passa por uma profunda reformulação. Saídas importantes foram compensadas com reforços como o volante da seleção equatoriana Jhegson Mendez, o zagueiro argentino Alan Franco. Para o gol, posição contestada a anos no clube, a novidade é Rafael que vem do Atlético Mineiro. Destaques do cenário nacional como o meia-atacante Wellington Rato e o ponta Pedrinho chegam para dar uma característica de velocidade que o treinador pediu durante toda a temporada de 2022.
GRUPO C
CORINTHIANS - FERROVIÁRIA - ITUANO - SÃO BENTO
SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
São Paulo
A principal mudança no Timão para este Paulistão é o comando técnico, Fernando Lazaro foi trazido após a conturbada saída de Vitor Pereira que se mudou para o Flamengo. A equipe que terminou o ano anterior de maneira positiva, chegando a grande decisão da Copa do Brasil. O elenco é praticamente o mesmo da última temporada, contando apenas com o o lateral Matheus Bidu, vindo do Guarani e do experiente atacante Angel Romero, retornando ao clube após passagem pelo futebol mexicano como reforços. A aposta é na manutenção do time base de 2022 para chegar ao título da série A1 nesta temporada.
ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES
Araraquara
A Ferroviária, na temporada passada, fez um Paulistão abaixo e não conseguiu se classificar para o mata-mata. A equipe trouxe diversos reforços, jogadores que atuaram na elite do futebol nacional na temporada passada. O atacante Ytalo e o lateral Heitor chegaram para atuar na competição. O técnico Vinicius Munhoz, em entrevista coletiva, exaltou a boa preparação feita pelo time. A Ferroviária enfrenta o Água Santa no domingo (15), às 11h, no Estádio Inamar.
ITUANO FUTEBOL CLUBE
Itu
Depois de uma ótima campanha de seu time na Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, batendo na trave e quase conseguindo o acesso, o torcedor do Ituano tem motivos para acreditar em uma atuação surpreendente no Paulistão 2023. Em 2014, a equipe de Itu foi campeã em cima do Santos, segundo título da história, já que havia vencido em 2002, sem os grandes. Agora, nove anos depois, com um projeto consolidado, chegar às fases finais é um objetivo que pode vir a se tornar realidade. A equipe de Itu está no grupo C, junto com Corinthians, Ferroviária e São Bento. O ano promete para o Galo de Itu.
ESPORTE CLUBE SÃO BENTO
Sorocaba
Justamente o time derrotado pela Lusa na decisão, o Bentão chega com o treinador Paulo Roberto Santos e com a baixa pretensão na competição, já que entra no campeonato pensando apenas em evitar a queda para a Série A2. O nome mais conhecido do elenco do time de Sorocaba é o zagueiro Bruno Aguiar, que já passou pelo Santos, mas o clube ainda tem diversos nomes experientes em várias posições para tentar o objetivo de permanecer na Série A1. Tendo recentemente ficado sem divisão, o clube luta para refazer o caminho que o levou a Série B do Brasileirão.
GRUPO D
PALMEIRAS - PORTUGUESA - SANTO ANDRÉ - SÃO BERNARDO FC
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
São Paulo
Um dos grandes favoritos à conquistar a segunda edição consecutiva do Paulistão neste ano, o Verdão manteve a base de 2022 e vem mais uma vez forte. A única mudança no time campeão estadual e nacional será a ausência do meia Gustavo Scarpa, que foi para o Nottingham Forrest no fim do ano passado. Entretanto, a principal novidade para a equipe profissional será o promissor atacante Endrick, que vem demonstrando muita qualidade nas categorias de base do clube alviverde.
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
São Paulo
A Lusa subiu como campeão da Série A2 e volta a primeira divisão depois de muitos anos de ausência. Os rubro-verdes mantiveram alguns nomes do elenco campeão, como o ótimo goleiro Thomazzella e contrataram outros 17 jogadores. O elenco tem nomes conhecidos, como o lateral Pará, recentemente vice-campeão da América pelo Santos e o zagueiro Victor Ramos. Treinada por Mazola Júnior, que salvou o Novorizontino da queda na Série B, a equipe do Canindé pensa primeiro em ficar na divisão, o que já é difícil.
ESPORTE CLUBE SANTO ANDRÉ
Santo André
O Santo André reformulou totalmente o seu elenco para 2023. Mesmo tendo chegado às quartas do Paulistão do ano passado, o Ramalhão desmontou o time para o Brasileirão Série D, onde até em certo momento sonhou com o mata-mata, mas no fim ficou longe. Agora, dirigido por Vinícius Bergantin e nova mudança de elenco, o time do ABC Paulista espera fazer outro bom estadual.
SÃO BERNARDO FUTEBOL CLUBE
São Bernardo do Campo
Campeão do Paulistão A2 em 2021, ficando entre os oito melhores na elite estadual em 2022 e, no mesmo ano, ter conseguido o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. O São Bernardo FC vem de duas boas temporadas e quer continuar nesta toada. Para isto, o time comandado por Márcio Zanardi manteve a base e ainda recebeu reforços para fazer um bom 2023.
REGULAMENTO
O regulamento geral da competição manteve-se o mesmo de edições anteriores, com os times divididos em quatro grupos com quatro equipes e enfrentando times de outros grupos. Porém, o "Troféu do Interior", torneio paralelo disputado pelas equipes que terminaram na classificação entre o 9.º e o 14.º lugar e eliminados nas quartas de finais (com exceção dos cinco times que disputam a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol) passará a se chamar "Taça Independência". Além disso, a distribuição de vagas para a Copa do Brasil de Futebol de 2024 também sofrerá mudanças: além do campeão geral, terá vaga na competição os três melhores times que disputarão a "Taça Independência".
0 comentários:
Postar um comentário