Foto: arquivo
Pela Seleção Brasileira, Romário fez 82 gols
Neste domingo, dia 29 de janeiro de 2023, um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro está completando 57 anos: Romário. Artilheiro por praticamente todos os times que ele defendeu, o Baixinho marcou, em toda a carreira, segundo suas próprias contas, 1.002 gols.
A conta de Romário conta os gols na base, por isto o Olaria está na lista, profissional (oficiais e amistosos) e alguns jogos festivos envolvendo apenas jogadores que eram ou foram profissionais no momento da partida. Por time, a lista é a seguinte:
Vasco - 385
Flamengo - 204
PSV - 165
Seleção Brasileira - 82
Barcelona - 53
Fluminense - 48
Miami FC - 22
Valencia - 14
Olaria - 7
America-RJ - 6
Seleção Tetra - 5
Seleção das Américas - 3
PSV Stars - 2
Seleção do Rio de Janeiro - 2
Aldair Friends - 2
Seleção Carioca - 1
Adelaide United - 1
Curiosidades - Segundo seu site oficial, Romário é o terceiro maior artilheiro do futebol mundial atrás de Arthur Friedenreich e Pelé. Ele também é o terceiro maior artilheiro com a camisa da Seleção Brasileira, atrás de Pelé e Ronaldo. Porém, sua média de gols pela Seleção supera os dois.
Segundo pesquisa da Revista Placar, Romário é o jogador com maior número de gols em jogos oficiais da história do futebol, superando o próprio Pelé. Isto se deve ao fato de Pelé ter feito muitos gols nas excursões do Santos mundo afora pelos anos 1960, além do número muito menor de jogos oficiais no calendário futebolístico da época.
Romário fez cinco gols em uma partida duas vezes na carreira. Em 1990 pelo PSV em um amistoso contra o Rodan, e em 1996 pelo Flamengo, contra o Olaria, chegou a fazer nove gols em dois jogos. O Baixinho é o maior artilheiro de todos os tempos da Copa do Brasil, com 36 goal em 45 jogos.
A maior vítima de Romário foi o Olaria, time no qual ele passou na base. O Baixinho fez 34 gols na equipe. A maior vítima do exterior é o holandês
MVV Maastricht, que sofreu 13 gols do atacante.
0 comentários:
Postar um comentário