O "Monstrinho" Lula, o maior goleiro da história do Náutico

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Lula atuando no Náutco

Hoje vivendo dias complicados de ioiôs entre a Série C e a Série B do Brasileirão somados a alguns problemas administrativos, o Náutico foi durante algum tempo um dos principais times do nordeste e até do Brasil. Neste dia 16 de janeiro, completaria 80 anos um dos maiores nomes da história do Timbu, considerado o maior goleiro da história do clube pernambucano, Luís dos Santos Costa, conhecido como Lula Monstrinho, um dos maiores ídolos alvirrubros.

Nascido em Alagoas, Lula começou sua carreira no Ouricuri e profissionalizou-se no CSA de Alagoas. Chegou ao Náutico em 1961, quando já era conhecido por suas defesas em toda a região nordeste, mesmo muito jovem, com menos de 20 anos completados. Foi a partir daí que começou uma das histórias mais bonitas de todo o futebol nordestino.

Lula foi dono da meta do Náutico desde o início. Já em 1963, no primeiro dos seis títulos seguidos do hexacampeonato pernambucano do time recifense Lula já encabeçava uma escalação que entrou para a história do Timbu. Aquele time, conhecido como intocáveis, que contava com nomes como o ataque de Nino, Nado, Bita e Lala. Lula era conhecido por sua impulsão e qualidade debaixo das traves.

Em 1967, tomou destaque nacional ao ser diretamente responsável pela campanha que levou o Náutico até a final da Taça Brasil, batendo o Cruzeiro de Tostão na semifinal e sendo derrotado pelo Palmeiras na decisão da competição. Neste momento, alguns clubes mostraram interesses por seus serviços, com o Corinthians o contratando no começo de 1968. Se despedia do Náutico com vários títulos no currículo, sendo desde já considerado um dos grandes da história do clube.


Retornaria ao Timbu em 1971, depois de passar por Corinthians e curiosamente pelo rival Sport Recife. Atuou em mais alguns jogos antes de pendurar as luvas, o que ocorreu relativamente cedo, em 1972, quando Lula tinha apenas 30 anos de idade. No total, segundo números da Wikipedia, atuou em 174 jogos com a camisa do Náutico. Ele faleceu em dezembro de 2014, aos 72 anos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações