Luís Carlos Winck e sua passagem pelo Grêmio

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Revelado pelo Inter, Luís Carlos Winck defendeu o Grêmio em 1993

Luís Carlos Coelho Winck nasceu em Portão, no Rio Grande do Sul, no dia 5 de janeiro de 1963, e se tornou um grande lateral. O jogador teve passagens por grandes times, se tornando vitorioso em diversos deles, chegou até atuar pela Seleção Brasileira. Revelado pelo Internacional e com passagem marcante pelo Vasco, ele defendeu o rival do Colorado, o Grêmio, em 1993.

A sua carreira começou em 1981, quando estreou pelo Internacional. Aos poucos foi se tornando titular da equipe e ganhou seu espaço, tanto que, fez parte da seleção olímpica. O lateral-direito estava mostrando um grande potencial e tinha tudo para se tornar um dos melhores da posição no país.

Não deu outra, o jogador foi se tornando um dos principais jogadores da posição no país e foi convocado para as olimpíadas de 1984 e 1988, mas não conseguiu trazer o ouro. Porém, suas grandes atuações fizeram com que fosse chamado para atuar pela seleção principal.

Depois de oito anos no Internacional, resolveu se transferir para outra equipe e foi jogar no Vasco da Gama. Em 1989 chegou no clube carioca, mas infelizmente sofreu uma grave lesão, que o tirou da Copa do Mundo de 1990, onde estava fazendo parte do ciclo comandado por Sebastião Lazaroni.

Após a lesão, o jogador voltou para o Internacional, mas começou a ficar pouco pelos clubes, pois na temporada seguinte já retornou ao Vasco. O lateral tinha uma grande identificação com o Internacional e em 1993 recebeu uma proposta do Gremio.

O caso era complicado, pois a torcida iria pegar em seu pé mas, mesmo assim, o jogador aceitou e se transferiu para a equipe gaúcha. Desde o início, Luís sofreu uma pressão muito grande e sabia que tinha que jogar em alto nível todos os jogos para evitar a forte cobrança.


O jogador se tornou titular na equipe, mas não estava no mesmo nível de quando surgiu no Internacional. O lateral até se consagrou campeão gaúcho, mais um para a sua vitoriosa carreira. Luís ficou pouco tempo no Grêmio, por conta da forte pressão e também não estava rendendo o suficiente para evitar as fortes cobranças. O Tricolor, no segundo semestre, foi muito mal no Brasileirão.

Pela equipe gremista, o jogador fez 25 jogos, com 16 vitórias, 7 empates e apenas duas derrotas. Ainda em 1993 saiu do clube e foi contratado para jogar no Corinthians, uma nova equipe em sua carreira. Depois, defendeu o Flamengo e encerrou a carreira em 1996, no São José gaúcho. Após "pendurar as chuteiras", virou treinador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações