Foto: arquivo
Jogadores do Santo André comemoram o título
Há exatos 20 anos, no dia 25 de janeiro de 2003, o Santo André garantia a principal conquista das categorias de base do clube: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A final foi contra o Palmeiras e o Ramalhão bateu o Verdão nas penalidades, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
O Ramalhão começou a competição no Grupo P, jogando no Bruno José Daniel. O Santo André estreou vencendo o Sergipe, por 3 a 2, e depois fez 3 a 1 no Goiânia e 4 a 2 no São Paulo, ficando em primeiro na chave e eliminando o Tricolor.
No mata-mata, o caminho foi bem difícil. Nas oitavas, o Ramalhão eliminou o Botafogo, vencendo por 1 a 0. Nas quartas, a vítima foi o Cruzeiro, quando o Santo André venceu por 3 a 2. Já na semifinal, o time do ABC encarou o Vasco da Gama, vencendo por 2 a 0.
Na final, o Santo André iria encarar o Palmeiras. O Verdão, naquele momento, nunca tinha conquistado a Copinha, mas tinha, até ali, o grande destaque da competição: o centroavante Vagner Love. Mas, o Ramalhão tinha nomes que depois ficaram conhecidos no cenário nacional, como o zagueiro Alex Bruno, o lateral-esquerdo Richarlyson e o atacante Nunes.
Na manhã de sábado, no Pacaembu, o Palmeiras começou melhor e abriu 2 a 0, com gols de Fábio, antes do fim do primeiro tempo, e Vágner Love, ao 25 minutos da segunda etapa. Parecia que o Verdão iria ficar com a taça, mas Tássio (hoje treinador da Itapirense), aos 28', e Denni, de pênalti, aos 44' do tempo complementar, levaram a definilção do título para as penalidades.
Nas cobranças, o Ramalhão levou a melhor, por 5 a 3, e conquistou o título. Festa dos jogadores do Santo André, que pela primeira vez conquistava o título da Copinha. Porém, teve confusão, Nunes, que converteu a última cobrança da decisão, foi comemorar a conquista e passou em frente da torcida do Palmeiras, que revoltada, tentou invadir o gramado, mas foi contida pela polícia.
E este título tem mais um detalhe. A tarde, o profissional Santo André estreava no Campeonato Paulista, no Bruno José Daniel, contra o Santos, que vinha do título de campeão brasileiro. Nunes, que tinha feito a cobrança que definiu o título do Ramalhão na Copinha, foi relacionado para o jogo do estadual e ainda saiu do banco de reservas para marcar o gol de empate da partida, que terminou 2 a 2.
0 comentários:
Postar um comentário