Com informações do UOL Esporte
Foto: arquivo
Zagallo foi o 27º no geral e primeiro brasileiro da lista
A conceituada revista inglesa "FouFourTwo", especializada em futebol, publicou um ranking com os 100 melhores treinadores de todos os tempos. O escocês Alex Ferguson, que treinou o Manchester United entre 1986 e 2013, conquistando 38 títulos no clube inglês, ficou na primeira posição. Zagallo foi o brasileiro mais bem colocado, na 27ª posição.
Nas cinco primeiras posições, a revista escolheu apenas treinadores europeus. Além de Ferguson, os holandeses Rinus Michels e Johan Cruyff, em segundo e terceiro, o escocês Bill Shankly, em quarto, e o espanhol Pep Guardiola, em quinto, ocupam os primeiros postos.O primeiro sul-americano na lista é um argentino: Helenio Herrera. Nascido em Buenos Aires, o treinador fez carreira como jogador e treinador na Europa, e ganhou destaque por seus trabalhos no Atlético de Madri, no Barcelona e, principalmente, na Inter de Milão entre os anos 1950 e 1960. Ele foi apontado pela revista como o oitavo melhor técnico de futebol de todos os tempos.
Além de Zagallo, outros três brasileiros foram citados na lista. Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, ficou em 39º. Telê Santana, que comandou a seleção brasileira em 1982 e 1986 e foi bicampeão mundial de clubes com o São Paulo em 1992 e 1993, ficou com a 44ª posição. Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, ficou em 55º.
'Maior time de todos os tempos'
O grande feito de Zagallo, de acordo com a "FourFourTwo", foi comandar o "melhor time de todos os tempos" - a seleção brasileira de 1970, que foi tricampeã do mundo. Nos anos 1990, Zagallo voltou à seleção. Primeiro, em 1994, como coordenador técnico, voltou a ser campeão do mundo. Depois, novamente como treinador, conquistou a Copa das Confederações e a Copa América em 1997, e foi vice-campeão do mundo em 1998, na França.
"Duas vezes campeão mundial como jogador, Zagallo também treinou o maior time de todos os tempos, quando o Brasil conquistou sua terceira Copa do Mundo, em 1970. Mas fazer isso não foi fácil; a seleção havia sido eliminada na primeira fase do Mundial de 1966 e 'as cicatrizes ainda estavam lá', como disse Pelé", define a publicação.
"Zagallo conseguiu encaixar nomes como Jairzinho, Rivellino, Tostão e Gerson, passando por cima de Peru, Uruguai e Itália, com o Brasil marcando 19 vezes no caminho rumo ao título no Estádio Asteca", completa a revista.
Top-10
1 - Alex Ferguson (ESC)
2 - Rinus Michels (HOL)
3 - Johan Cruyff (HOL)
4 - Bill Shankly (ESC)
5 - Pep Guardiola (ESP)
6 - Arrigo Sacchi (ITA)
7 - Matt Busby (ESC)
8 - Helenio Herrera (ARG)
9 - Ernst Happel (AUT)
10 - Valeriy Lobanovskyi (UCR)
Brasileiros
27 - Zagallo
39 - Luiz Felipe Scolari
44 - Telê Santana
55 - Carlos Alberto Parreira
0 comentários:
Postar um comentário