Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Beto iniciou a carreira no Botafogo
Nascido em Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, o ex-meia Joubert Araújo Martins, conhecido como Beto, está completando 47 anos de idade neste sábado, 7. No decorrer da carreira, ele rodou por vários clubes, mas começou a aparecer para o futebol atuando pelo Botafogo.
Iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Dom Bosco, disputando um torneio estadual. Chamou a atenção de um olheiro botafoguense em um jogo diante do Alvinegro, e acabou sendo levado ao clube, após selar um acordo em que o Fogão cedeu 50 pares de chuteira ao ex-time do jogador, que necessitava de material e atletas.
Continuou jogando no time juvenil e se profissionalizou em 1995. Teve um belíssimo início de carreira no Glorioso e foi crucial na conquista do Campeonato Brasileiro do ano seguinte em cima do Santos. Pouco depois, foi convocado para a defender a Seleção Brasileira em 1996, ano em que foi vendido ao Napoli.
Pela Amarelinha, venceu o Torneio Pré-Olímpico das Olimpíadas de Atlanta e disputou a Copa América de 1999, quando já tinha voltado da Europa e defendia o Flamengo. Ficou ausente da seleção olímpica por conta de uma grave lesão.
Ao longo desse um ano em que esteve no Botafogo, disputou um total de 98 partidas e marcou oito gols pela equipe alvinegra. Posteriormente, o jogador rodou por vários outros clubes até se aposentar em 2009. Já na reta final da carreira, ganhou o apelido de Beto 'Cachaça' por conta da vida boêmia que passou a levar.
0 comentários:
Postar um comentário