Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
'El Loco' teve duas passagens pelo San Lorenzo na carreira
O ex-atacante argentino Narciso Horacio Doval, popularmente conhecido como 'El Loco', estaria completando 79 anos de idade nesta quarta-feira, dia 4, se estivesse vivo. Aqui no Brasil, ele é muito lembrado por ter sido ídolo, tanto no Flamengo quanto no Fluminense, mas ele apareceu de fato para o mundo do futebol atuando pelo San Lorenzo de Almagro, da Argentina.
Nascido em Buenos Aires, Doval iniciou a sua trajetória nas categorias de base do Club del Papa. Debutou no time profissional dos Cuervos em dezembro de 62, quando o seu time foi goleado pelo River Plate. Foi companheiro de ataque de ninguém menos do que José Sanfilippo, o maior artilheiro da história do El Ciclón.
Todavia, só conseguiu se firmar como titular em 1964, ano no qual participou da Copa Jorge Newbery, organizada pela Assosiação do Futebol Argentino, a popular AFA. No decorrer da competição, o San Lorenzo apenas times do certame nacional, sendo eles o Huracán, o Independiente e Vélez Sarsfield. No fim do torneio, a equipe Azulgrana ficou com o título, já que somou mais pontos do que os rivais.
Ao mesmo tempo em que participou do campeonato, o jovem atacante se destacou junto com: Fernando Nano, Héctor Bambino, Roberto Oveja e Victorio Manco. Alí, Doval recebeu a Alcunha de El Loco, por conta do time, que era chamado de Los Carasucias. Alguns anos mais tarde, foi convocado pela primeira vez para jogar pela Seleção Argentina porque se destacava no San Lorenzo, mas não conseguiu fazer sucesso e teve uma curta trajetória pela Albiceleste.
Teve uma outra passagem pelo San Lorenzo em 1979, depois de se tornar ídolo na dupla Fla-Flu, mas não conseguiu brilhar como outrora, já que o clube também passava por uma crise interna. Ao encerrar o seu vínculo, somou 112 partidas e balançou as redes adversárias em 40 oportunidades ao longo das duas passagens. Depois jogou nos Estados Unidos, onde defendeu o Cleveland Cobras e pendurou as chuteiras depois de atuar no New York United.
El Loco veio a falecer, aos 47 anos de idade, depois de sofrer uma parada cardíaca no dia 12 de outubro de 1991.
0 comentários:
Postar um comentário