Com informações de A Gazeta Esportiva
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Rogério, no meio, em seu jogo de estreia como profissional
Rogério Ceni, o maior goleiro da história do São Paulo e hoje treinador do clube está completando 50 anos. Sua estreia como arqueiro do Tricolor no profissional foi em 25 de junho de 1993. Na ocasião, o time disputava um torneio amistoso de intertemporada na Espanha.
O goleiro foi parar no São Paulo após ter sido titular no título mato-grossense do Sinop, com apenas 17 anos, em 1990. Rogério, na base, por muito tempo, foi reserva de Alexandre, em quem o São Paulo apostava muito, mas morreu em um acidente automobilístico. Triste história, mas que acabou abrindo espaços para Ceni, que já em 1993 foi escolhido o melhor goleiro da Copa São Paulo de Juniores.
O primeiro jogo como profissional foi contra o Tenerife, válido pelo Troféu Santiago de Compostela. Zetti, titular à época, estava com a Seleção Brasileira e, portanto, surgiu uma oportunidade para Rogério Ceni estrear pelos profissionais. O Tricolor venceu os espanhóis por 4 a 1 e o goleiro foi um dos destaques do confronto, ao defender uma cobrança de pênalti.
Na final do torneio amistoso, disputada contra o River Plate, Ceni brilhou de novo. Dois dias após se primeiro jogo pelo Tricolor, o arqueiro defendeu mais uma cobrança, dessa vez nas penalidades alternadas após o empate por 2 a 2 no tempo normal, ajudando o time a conquistar a taça.
Os anos seguintes foram de paciência por parte de Ceni, que apenas assumiu a titularidade no São Paulo em 1997. Ao todo, o goleiro disputou 1237 partidas pelo time do Morumbi, com 131 gols marcados e diversos títulos importantes conquistados, como a Libertadores e o Mundial de 2005, além do tricampeonato Brasileiro entre 2006 e 2008.
0 comentários:
Postar um comentário