São Caetano 1 x 1 Vasco da Gama: o jogo de ida da final da Copa João Havelange de 2000

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Primeiro jogo da final da Copa João Havelange foi no Parque Antártica

Nesta terça-feira, dia 27 de dezembro de 2000, se completam 22 anos do empate em 1 a 1 entre São Caetano e Vasco da Gama, pelo primeiro jogo da final da Copa João Havelange. Esta confronto entre paulista e cariocas foi realizado no antigo Estádio Parque Antártica, em São Paulo.

Por conta da grande quantidade de clubes que disputavam o torneio, o Azulão e o Gigante da Colina, que estavam localizados em Módulos diferentes, vinham de um caminho bastante longo para chegar na grande decisão. No mata-mata já da fase final, a equipe do ABC Paulista aprontou para cima de times gigantes do futebol brasileiro como Fluminense nas oitavas de final, Palmeiras nas quartas e Grêmio nas semifinais. Enquanto isso, o Vascão, que tinha um belíssimo elenco, despachou o Paraná Clube, o Bahia e o Cruzeiro.

Para esta primeira parte, o Pequeno Gigante foi com sua força máxima. Em contrapartida, clube Cruzmaltino não pôde contar com Juninho Pernambucano, um de seus principais jogadores, por conta de uma gripe.

Apesar de ter vencido alguns compromissos como visitante ao longo de toda a campanha, o São Caetano já sabia que iria precisar abrir uma boa vantagem na ida. Com isso, os jogadores da equipe paulista partiram para cima e conseguiram abrir o placar na marca dos 11' da primeira etapa, com gol de César. 

Porém, para o azar dos mandantes, não tardou muito para os cariocas conseguirem reagir ao golpe. Aos 27', Romário recebeu bela assistência de Jorginho Paulista e empatou o jogo. O confrontou continuou em aberto até o fim, mas o 1 a 1 não saiu do placar. Por ter feito melhor campanha, o Almirante poderia até empatar novamente para ficar com o troféu.


Depois deste jogo, acabaram acontecendo mais dois encontros entre São Caetano e Vasco da Gama, mas um não terminou. Isso porque, naquele que seria o segundo e último duelo da decisão, houve um acidente com o alambrado do Estádio São Januário, em 30 de dezembro, que machucou muitas pessoas e a partida foi interrompida.

O embate foi remarcado para o dia 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, onde o Gigante da Colina bateu o Azulão, que perdeu grande parte do elenco que chegou na final, por 3 a 1, e conquistou a Copa João Havelange de 2000, que a CBF prontamente reconheceu como campeão brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações