Rubens Minelli e seu tricampeonato brasileiro como treinador

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Minelli foi tricampeão brasileiro como treinador

Muito lembrado por ter sido o primeiro treinador a conquistar três títulos de Campeonato Brasileiro consecutivos, Rubens Francisco Minelli, ex-jogador e treinador, está completando 94 anos nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2022. Ele conseguiu tal feito comando o Internacional em 1975 e 1976, enquanto em 1977, foi a vez de Minelli levar o São Paulo a conquista da principal competição de âmbito nacional. Essa marca só foi ser igualada por Muricy Ramalho em 2006, 2007 e 2008, treinando o Tricolor Paulista.

A trajetória de Rubens no futebol começou quando ele atuava dentro das quatro linhas, mas acabou tendo de encerrar a sua carreira depois de sofrer uma grave fratura na perna. Sua saída para continuar trabalhando no desporto mais popular no território brasileiro foi iniciar a sua vida como treinador em times universitários já no fim da década de 50. 

Não demorou muito para Minelli chegar ao XV de Jaú, seu primeiro time profissional aparecendo na condição de técnico, e foi crescendo até 1968, quando assumiu o comando do Palmeiras. No Verdão conquistou os seus primeiros troféus: o Troféu Ramón de Carranza, vencido em uma excursão pela Europa, e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambos em 69. 

Rumou para o Inter em 1974, depois de treinar a Portuguesa campeã paulista juntamente com o Santos em 1973 e passar rapidamente pelo Rio Preto. No comando do Colorado, Rubens começou a moldar a base do time gaúcho que, com o tempo, passaria a contar com jogadores como Falcão, Figueroa e Paulo César Capergiani. No clube de Ases Celeiro, não só fez o time jogar de um modo encantador, como foi tricampeão gaúcho em 1974, 1975 e 1976, e também bicampeão brasileiro em 1975 e 1976. 

Deixou o comando do Inter em 1976 e assumiu a vaga de treinador do São Paulo. No Tricolor Paulista, levou um time de muita vontade e determinação e que contava com Waldir Peres, Dario Pereyra, Zé Sérgio e Mirandinha no seu bom plantel. Justamente naquela edição do Brasileirão, o clube do Morumbi não entrou como o grande favorito na grande decisão, uma vez que teria de enfrentar um fortíssimo Atlético Mineiro. Porém, a equipe paulistana não se acovardou e bateu o Galo, que fez uma excelente campanha ao longo do campeonato, na disputa de pênaltis e ficou o título brasileiro de 1977.


Após treinar o Internacional e o São Paulo, Minelli comandou vários clubes até o final dos anos 1990, período em que encerrou a sua carreira de treinador. Assim que parou de ficar no banco de reservas, começou a trabalhar como diretor de futebol em algumas equipes, e posteriormente, ainda foi comentarista na televisão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações