Por Fabio Rocha
Foto: Fifa.com
Gonçalo Ramos foi o grande nome do jogo
Portugal goleou a Suíça nesta terça-feira (6) por 6 a 1, no Estádio Lusail Iconic, no Catar, e garantiu pela terceira vez em sua história a vaga para as quartas de finais de uma Copa do Mundo. A partida começou muito travada, mas após o primeiro gol, o time português teve um grande domínio, com diversas chances e transformou a partida em um jogo tranquilo.
As duas equipes fizeram seis pontos na primeira fase, mas Portugal terminou em primeiro no Grupo H e a Suíça em segundo no Grupo G. A seleção portuguesa poupou na última rodada e acabou sendo derrotado para a Coreia do Sul por 2 a 1, a Suíça fez um jogo dificílimo contra a Sérvia e venceu por 3 a 2.
Antes do jogo começar, a escalação de Portugal pegou todos de surpresa, pois o Cristiano Ronaldo ficou no banco de reservas para a entrada de Gonçalo Ramos e na última partida houve um entrevero entre o atacante e o treinador.
O jogo começou de forma muito lenta, um ritmo que agradava o time suíço, que tentava ficar com a bola e controlar melhor a partida. Já a equipe de Portugal tentava acelerar em todas as vezes que estava com a bola, mas não conseguia encaixar o contra-ataque.
Aos 17 minutos, depois de um arremesso lateral na ponta direita, João Félix acelerou o jogo, tocou para Gonçalo Ramos, que dominou girando e chutou muito forte para abrir o placar. A pressão estava grande no substituto do Cristiano, mas Gonçalo estava muito bem e conseguiu agregar na parte ofensiva da equipe.
Após o gol, Portugal começou a ter mais espaços e o time suíço estava ficando nervoso, errando muitos passes bobos. Aos 33 minutos, depois de um escanteio na direita, a bola foi cruzada forte e Pepe entrou livre para cabeça e ampliar o placar para Portugal.
Portugal estava tendo muitas chances em contra-ataques e não estava sofrendo defensivamente. A Suíça não conseguiu jogar depois de sofrer o primeiro gol e estava completamente perdido nos minutos finais da primeira etapa.
O segundo começou agitado e com a seleção portuguesa dominando. Aos seis minutos, o lateral Diogo Dalot passou na ponta direita, cruzou rasteiro e Gonçalo Ramos antecipou o zagueiro e deu um toquinho para o fundo das redes. A Suíça que ia tentar uma recuperação foi logo surpreendida e ficou completamente sem reação.
A Suíça abriu-se mais ainda depois do terceiro e deixou muitos espaços, que foram aproveitados pelo adversário. Aos 10 minutos, a seleção portuguesa montou um lindo contra-ataque, com toques rápidos e a bola chegou para Raphael Guerreiro, que chutou forte no alto e marcou o quarto gol.
Logo na sequência, a Suíça conseguiu descontar. Aos 13 minutos, Shaqiri bateu escanteio forte e Manuel Akanji estava livre para diminuir o placar. O time suíço se empolgou e foi pressionar, mas não durou muito. Aos 22 minutos, em outra jogada rápida, Gonçalo entrou livre na área e deu uma cavadinha para marcar o seu hat-trick.
A equipe da Suíça ficou tocando mais a bola e tentou não tomar mais gols, mas ao mesmo tempo tentava diminuir o resultado. Portugal estava leve no jogo e aproveitava todo o contra-ataque, perdeu algumas chances para ampliar o placar. Aos 47 minutos, já nos acréscimos, Rafael Leão acertou uma linda batida e marcou o sexto gol de Portugal.
Com a vitória, Portugal avançou para as quartas de finais e enfrenta a surpreendente e equipe do Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis, também nesta terça-feira, no sábado, dia 10, às 12 horas, no Estádio Al Thumama, em Doha.
0 comentários:
Postar um comentário