Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Corinthians venceu o seu primeiro título da Democracia Corinthiana diante do São Paulo
Nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2022, completam-se 40 anos que o Corinthians venceu o São Paulo, no gramado do Morumbi, pelo placar de 3 a 1 no jogo de volta da final do Campeonato Paulista de 82, e conquistou o seu primeiro estadual no período da Democracia Corinthiana.
Ambas as equipes vinham de uma excelente trajetória no certame. Naquela época, o Paulistão era disputado de maneira completamente diferente da qual conhecemos hoje. O Coringão, que foi o campeão do primeiro turno, enfrentou o São Paulo, vencedor do segundo turno do campeonato. Entretanto, o time corintiano teve uma melhor campanha na soma das duas partes da competição e jogava por dois resultados iguais para ficar com a taça.
O Timão chegou para o último jogo da decisão com uma vantagem mínima, mas muito importante. Isso porque, na partida de ida, o clube Alvinegro do Parque São Jorge já havia levado a melhor sobre o Tricolor com uma vitória magra por 1 a 0, com gol marcado por ninguém menos do que Sócrates.
Neste confronto, todos os gols saíram apenas na etapa complementar. Na ocasião, Biro-Biro abriu o marcador para o Timão aos 26', mas Darío Pereyra empatou na marca dos 32'. Com 37', Biro-Biro tornou a balançar as redes e nos 41', Walter Casagrande deu números finais a partida, já que o Tricolor terminou com um atleta a menos por conta da expulsão de Oscar.
Com esta conquista, o Corinthians ganhou o seu 18º troféu de campão estadual da sua história. Além disso, a equipe alvinegra ainda evitou que os rivais são paulinos vencessem o tricampeonato consecutivo, já que o São Paulo tinha ganhado os campeonatos paulistas de 80 e 81.
0 comentários:
Postar um comentário