Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Raí marcou os dois gols do título mundial 1992
Nesta terça-feira, dia 13 de dezembro de 2022, se completam 30 anos que o São Paulo, um dos gigantes do futebol brasileiro, conquistou o seu primeiro título mundial. Na ocasião, o Tricolor Paulista bateu o Barcelona pelo placar de 2 a 1 de virada, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. Os dois tentos do Clube da Fé foram marcados por ninguém menos do que Raí, um dos maiores ídolos da história são paulina.
Naquele jogo, tanto o time do Morumbi quanto o Barça chegaram para o embate como os atuais campeões de seus respectivos continentes. As duas agremiações tiveram de medir forças para saber quem seria o campeão da Copa Intercontinental de 1992, atualmente conhecido como o Mundial de Clubes.
Os espanhóis saíram na frente do placar com o tento de Stoichkov, logo aos 12' de bola rolando. Em desvantagem, a equipe brasileira, que tinha um excelente coletivo, manteve a calma e foi em busca da reação. Com 27', Müller faz grande jogada pela esquerda, mandou para o meio da área e o Terror do Morumbi, de barriga, desviou para o fundo das redes, empatando a partida.
Até a marca dos 78', o jogo estava completamente aberto e com muitas chances para os dois lados, mas foi neste exato momento que Raí apareceu para fazer a diferença. Desta vez, o craque tricolor acertou uma cobrança de falta de maneira magistral pouco antes da meia lua e marcou o outro gol que deu o primeiro título mundial da história do São Paulo.
Raí ainda ficaria no São Paulo até o meio de 1993, sendo o capitão do bi da Libertadores. No Mundial do ano seguinte, ele já estava no Paris Saint Germain, mas seus gols na final de 1992 ficaram para sempre na história do Tricolor Paulista.
0 comentários:
Postar um comentário