Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Corinthians conquistou o terceiro Brasileirão em 1999
Neste dia 22 de dezembro de 2022, se completam 23 anos que o Corinthians conquistou o terceiro título de Campeonato Brasileiro da sua história. Naquela época, o Timão era treinado por Oswaldo de Oliveira e teve de medir forças no Morumbi com o Atlético-MG, no terceiro jogo da grande decisão. Com uma vitória para cada uma das duas equipes finalistas na outras duas partidas, o clube Alvinegro do Parque São Jorge chegou ao último embate diante do Galo com a vantagem do empate para ficar com o troféu.
Apesar do fato de estar jogando na condição de mandante e usufruindo do apoio do seu torcedor, foi o time de Belo Horizonte que criou a primeira boa jogada ofensiva logo aos 10', quando Robert parou em uma grande defesa de Dida. Depois do susto, o Coringão entrou no jogo e respondeu com Marcelinho, que acertou uma cobrança de falta no travessão do goleiro Velloso.
Com bola rolando na etapa complementar, ambas as equipes fizeram um jogo bastante aberto. Através de chutes de fora da área, quase que Belletti e Vampeta movimentaram o marcador para os seus respectivos clubes. Já na reta final do confronto, Belletti deu uma entrada forte em Marcelinho Carioca, que vinha fazendo uma grande jogada individual, tomou o segundo cartão amarelo, consequentemente, e acabou sendo expulso na marca dos 38'. A partir daquele momento, o Timão aproveitou a vantagem numérica para dominar os rivais, mas não conseguiram superar a atuação do goleiro do time visitante.
Por conta da vantagem de poder empatar, o placar em branco deu o terceiro título brasileiro ao Corinthians. A conquista acabou dando uma consagração maior para aquele time que ganhou o Mundial de Clubes da FIFA no ano seguinte.
O impasse com o horário da decisão - Mesmo que o resultado tivesse dado o título ao clube paulistano, o prefeito de São Paulo, Celso Pitta, acabou sendo um outro vencedor daquela decisão. Isso porque, inicialmente, o jogo estava marcado para começas às 16 horas, pedido pela Rede Globo, mas o Pitta tinha interesse de que a partida começasse apenas depois 21 horas, por conta do trânsito na capital paulista.
A confusão foi tão grande, que até às 12 horas daquele dia 22 de dezembro de 1999, nada sobre o duelo estava resolvido. Os primeiros torcedores foram chegando mas tiveram de esperar o horário do período noturno, já que a vontade do prefeito foi aderida. No momento em que o jogo acabou sendo realizado, a Rede Globo iria passar o filme "Inimigo Íntimo", e não especial da Xuxa à noite, como muitas pessoas pensavam.
0 comentários:
Postar um comentário