O São Paulo campeão paulista de 1957 na "Noite das Garrafadas"

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Tricolor venceu o Paulistão de 1957

Nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, se completam 65 anos que o São Paulo conquistou o Campeonato Paulista de 1957, diante do Corinthians, no Pacaembu. Na ocasião, o Tricolor bateu o Corinthians pelo placar de 3 a 1, em um episódio que ficou conhecido como a "Noite das Garrafadas" e também marcou o início de um período de 13 anos em que o time do Morumbi ficou na fila.

Naquela época, o time são paulino, comandado por um treinador húngaro Bela Guttmann, não jogou um futebol que chamasse muita atenção, mas conseguiu passar da primeira fase sem muitos sustos. A diretoria conseguiu adquirir Zizinho, que era considerado o maior craque do futebol brasileiro daquele tempo apesar dos seus 37 anos idade, por empréstimo.

Por outro lado, o Corinthians conseguiu sustentar uma excelente campanha durante a fase decisiva, além de manter uma sequência de 35 jogos sem perder a penúltima. O Timão chegou até a vencer a Taça dos Invictos, vencida sobre o Santos, com um gol de empate já na reta final da partida.

Todo aquele nervosismo de começo de partida esfriou quando o Tricolor inaugurou o marcador aos 17', através de Amaury. Na sequência, clube Alvinegro do Parque São Jorge partiu em busca do empate, mas sofreu outro tento, desta vez anotado por Canhoteiro dois minutos depois. Pouco depois, veio a resposta corintiana, com um golaço de bicicleta de Rafael. 

Animado, o Coringão passou a pressionar, mas foi justamente nesse mnomento, que Maurinho, supostamente em posição irregular, deu números finais ao confronto na marca dos 34'. Na ocasião, o auxiliar inglês Lynch, não apontou o impedimento e ainda provocou o goleiro Gilmar.


Apesar da conquista da taça, os jogadores tricolores não puderam fazer a volta olímpica. Isso porque, a torcida do Corinthians, que estava muito perplexa com a jogada do que deu o terceiro gol ao clube do Morumbi, começou a arremessar garrafas no campo. Não à toa, este fato acabou ficando marcada para a história do futebol como "A Noite das Garrafadas".
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações