Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo
Nolbero Solano defendeu o Boca Juniors entre 1997 e 1998
Nolberto Albino Solano Todco, mais conhecido como Solano, nasceu em Callao, no Peru, no dia 12 de dezembro de 1974, e se tornou um dos principais jogadores do país. O meio-campista se tornou um grande jogador, com passagens por grandes clubes nacionais e internacionais.
O jogador começou a atuar na categoria de base do Alianza Lina e logo depois foi para o Sporting Cristal, clube pelo qual se tornou profissional. O meia estreou no profissional em 1992, mas ainda estava muito novo e não conseguiu ganhar uma vaga no time.
Solano ficou uma temporada no clube e jogou apenas 11 jogos, marcando um gol e isso não foi o suficiente para ter mais oportunidades. Por conta da falta de minutagem, o jogador foi para o Deportivo Municipal e lá conseguiu ganhar experiência.
Depois de uma temporada, retornou para o Sporting Cristal mais experiência e ganhou a vaga no time titular. O meia permaneceu no clube por três temporadas, fazendo 97 jogos e marcando 31 gols, números que chamaram a atenção de outras equipes sul-americanas.
Em 1997, o meia recebeu uma boa proposta do Boca Juniors e por lá teria uma visibilidade maior, o que fez Solano aceitar o contrato. O jogador chegou para ser titular no meio-campo Argentino e estava em uma grande fase, mantendo o desempenho das outras temporadas.
Já havia muitos olheiros atrás do jogador e atuando no futebol argentino, pela grande equipe do Boca, chamava mais ainda a atenção. O meia era muito versátil e tinha uma batida na bola perfeita, sendo um grande cobrador de falta.
Solano continuou fazendo grandes jogos e se afirmando cada vez mais como profissional. O meia já frequentava a seleção peruano e sendo protagonista nas duas equipes, o que mostrava seu grande futebol e sua versatilidade na adaptação a diversos esquemas.
O jogador ficou por pouco tempo no futebol argentino, pois tinha muitos clubes de olho no atleta. Em 1998 recebeu uma ótima proposta do futebol inglês, umas das maiores ligas mundiais. Solano aceitou a proposta do Newcastle e foi atuar na Inglaterra, país que teve o seu grande auge. O meia deixou o Boca Juniors com 32 jogos e cinco gols.
0 comentários:
Postar um comentário