O pentacampeonato do Santos na Taça Brasil

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

O Peixe penta da Taça Brasil

Na década de 1960, o futebol brasileiro viu uma hegemonia por parte do Santos, que conquistou cinco Taças Brasil seguidas, sem dar chances para os rivais. Em 1965 ocorreu o penta, o que mostrou para todos, mais uma vez, a história gigantesca que o clube santista estava construindo.

Era uma grande geração, se não for a maior de todos os tempos, e tinha o grande rei do futebol, Pelé. A equipe contava com grandes jogadores, mas o brilho maior ficava por parte do camisa 10, que era o grande jogador da época e até hoje lembrado como o melhor jogador de todos os tempos.

A Taça Brasil era dividida em duas partes, entre a Zona Sul e a Zona Norte. Cada região fazia mata-matas e os vencedores de cada, enfrentavam os dois times que entram na reta final, que era o campeão da edição anterior e a equipe ganhadora do Campeonato Paulista.

O Santos foi o campeão da edição anterior e também ganhou o campeonato estadual, por conta disso o vice-campeão Palmeiras ganhou a vaga para a reta final. Além dos dois times paulistas, o Vasco também teve a vaga por ser o campeão da Taça Guanabara, o Fortaleza vencedor do Campeonato Cearense, Grêmio que ganhou a Zona Sul e o Náutico que venceu a Zona Norte.

O Vasco e o Santos entraram já na semifinal e o restante se enfrentaram nas quartas de finais para ver quem enfrentaria as duas equipes. O Palmeiras eliminou o Grêmio e enfrentou o Santos, já o Náutico venceu o Fortaleza e foi jogar contra o Vasco.

A equipe do Santos disputava na época a sua hegemonia com o Palmeiras, pois os dois tinham grandes times e sempre proporcionaram partidas fantásticas. No primeiro jogo o Santos venceu o Palmeiras por 4 a 2 e deixou bem encaminhada sua vaga para final. Na partida decisiva o Peixe segurou o empate em 1 a 1 e confirmou a classificação.

O Santos enfrentou o Vasco, que eliminou o Náutico na semifinal. A primeira partida aconteceu no dia 1 de dezembro, no Estádio do Pacaembu, e não deu para o Vasco segurar o grande time santista, que estava em um dia muito inspirado e decidiu o campeonato no primeiro jogo.


A partida foi um massacre santista, que venceu por 5 a 1 com uma grande atuação da equipe em conjunto. O Santos foi pro Rio de Janeiro já comemorando o possível pentacampeonato. No Maracanã, no dia 8 de dezembro de 1965, o Peixe venceu por 1 a 0 com gol de Pelé e levantou a taça pela quinta vez em sua história. Nesta partida, sete jogadores foram expulsos.

Em 2010, a CBF resolveu unificar a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Prata em títulos nacionais. Na época isso gerou muita polêmica, pois muitos não concordavam com essa escolha e como as escolhas foram feitas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações