Por Felipe Roque
Foto: arquivo
Amunike jogando pelo Zamalek
O ex-meia, Emmanuel Amunike, um dos jogadores marcantes da Nigéria, completa hoje 52 anos. O nigeriano foi destaque em duas conquistas do país africano no futebol: a Taça das Nações Africanas, em 1994, e a histórica medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, com o próprio Amuneke marcando gol na final. Ele também participou da campanha nigeriana na Copa do Mundo de 1994, onde a seleção chegou até as oitavas de final. Mas ele jogou no Egito, defendendo o El Zamalek.
O meia começou sua carreira no Concord FC, time nigeriano. Depois de sua curta passagem, foi transferido ao Julius Berger, em 1991 e não ficou nem um ano, quando foi para o Egito atuar pelo El Zamalek, onde se destacou para o cenário do futebol.
Pelo time egípcio, Amuneke atuou em 71 partidas e marcou 26 gols. No período de três anos no Egito, conquistou por duas vezes o Campeonato Egípcio, se tornando uma grande lenda para o clube. Seus gols decisivos e sua grande habilidade fizeram com que o nigeriano tivesse não só reconhecimento dos times africanos, como também trouxe interesse da Europa.
Após três anos defendendo o El Zamalek, do Egito, Amunike partiu para o Sporting, de Portugal, onde atuou em 51 ocasiões, balançando as redes 17 vezes, sendo um desses, contra o maior rival do clube alviverde: o Benfica. Suas boas atuações tiveram reconhecimento e, em 1997, o nigeriano foi contratado para o poderoso Barcelona.
Apesar de seus bons rendimentos nos últimos clubes, o meia não conseguiu repetir no clube catalão, entrando em campo em 19 partidas e marcando somente um gol. Nesse período, o nigeriano também se machucou, dando adeus às chances de participar da Copa do Mundo de 1998.
Após a passagem pelo Barcelona, Amuneke rodou por alguns outros times, se aposentando em 2004 e seguindo, desde então, a carreira de técnico. Em entrevista concedida em 2016, o nigeriano demonstrou interesse ainda de comandar o El Zamalek, time onde ele fez história no Egito. O treinador dirige, hoje em dia, o Ocean Boys FC, equipe nigeriana.
0 comentários:
Postar um comentário