Por Felipe Roque
Foto: arquivo
Nelsinho defendeu o São Paulo por 13 anos
Um dos maiores laterais esquerdos do São Paulo, Nélson Luís Kerchner, o Nelsinho, completa, neste sábado, dia 31, 60 anos. O multicampeão pelo Tricolor chegou ao time da capital com 17 anos para atuar nas categorias de base e pouco tempo depois já estava na equipe profissional. Mostrou grande habilidade, principalmente no avanço, ao trabalhar a bola para o ataque. Apesar de se mostrar um promissor jovem jogador, Nelsinho precisou de um tempo para conquistar a titularidade na lateral esquerda, porém, quando conquistou a posição não saiu mais.
Com a camisa Tricolor, atuou em 512 partidas, marcando nove gols. Um dos mais emblemáticos aconteceu no ano de 1986, quando garantiu o empate contra o Palmeiras em 2 a 2, resultado importante pro Tricolor que conquistaria o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Sua lista de títulos pelo Tricolor é extensa, contando até mesmo com uma Copa Libertadores, em 1992. Logo no seu segundo ano no São Paulo, conquistou o primeiro título: o Campeonato Paulista, em 1980, apesar de ter entrado em poucos jogos. No total foram seis Campeonatos Paulistas em 11 anos, dois Brasileiros e uma Libertadores.
Depois de um ano complicado para o São Paulo em 1990, foi emprestado ao Flamengo em 1991, empréstimo que durou pouco tempo, pois o lateral se machucou, curiosamente, em um jogo contra o São Paulo. Após retornar se recuperou da lesão e ajudou o Tricolor nas conquistas do Brasileirão e do Paulistão, em 1991.
Em 1992, estava no elenco do Tricolor na conquista da primeira Libertadores, mas era pouco utilizado. Após um desentendimento, foi afastado da equipe por decisões técnicas, fazendo seu último jogo pelo São Paulo no dia 25 de abril de 1992.
Após deixar o São Paulo, Nelsinho foi defender o Corinthians, onde não conquistou títulos, mas também não decepcionou. Ele jogou 32 partidas com a camisa alvinegra e marcou três gols. No mesmo ano, ele deixou o clube do Parque São Jorge para defender o Kashiwa Reysol, do Japão, onde encerrou sua carreira em 1995, aos 32 anos.
O lateral ainda vestiu a camisa da Seleção Brasileira de 1987 até 1990, disputando 18 jogos e marcando um gol. Com a amarelinha, fez parte de dois times memoráveis: o do campeão dos Jogos Panamericanos de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos, e da medalha de prata nas Olimpíadas de 1988, em Seul, na Coreia do Sul.
0 comentários:
Postar um comentário