O Internacional de 1979 campeão brasileiro de maneira invicta

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Inter venceu o Brasileirão com uma campanha espetacular

Nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro de 2022, se completam 43 anos que o Internacional conseguiu o sensacional feito de ser campeão brasileiro de maneira invicta. Esse fato aconteceu em 1979, quando o Colorado venceu o Vasco da Gama pelo placar de 2 a 1, em casa, e conquistou o seu terceiro troféu da mais relevante competição do futebol nacional.

Naquele ano, a equipe gaúcha tinha um plantel muito bem servido de craques. Um deles, era o meio campista Paulo Roberto Falcão, que é considerado, até hoje, o maior jogador da história do Inter. O próprio jogou tão bem, que foi eleito o vencedor da Bola de Ouro da Revista Placar por ser o melhor jogador de toda a temporada.

Disputando um campeonato que tinha um formato totalmente diferente do qual conhecemos hoje, o time de Ases Celeiro se encontrava em uma chave ao lado do seu maior rival Grêmio, Athletico Paranaense, Sport e Coritiba. Com três triunfos e três empates em seis jogos, o clube vermelho e branco fechou a sua participação na primeira fase na primeira colocação. Foram 18 tentos anotados e foi vazado em apenas cinco oportunidades.

Na fase seguinte, o plantel comandado pelo treinador Ênio Andrade ficou ao lado de clubes como Atlético Paranaense, Inter de Limeira e Caldense em seu grupo, e mais uma vez, foi o primeiro colocado da chave. Em sete partidas, o Inter venceu quatro e empatou três, além de ter feito 10 gols e sofrendo somente dois gols.

Pela terceira e última fase antes do mata-mata, o Inter teve de duelar com Goiás, Cruzeiro e Atlético Mineiro, e saiu deste grupo com 100% de aproveitamento. Já nas semifinais, o clube gaúcho enfrentou o Palmeiras em dois jogos. Venceu a partida de ida por 3 a 2, de virada, atuando na capital paulista, e empatou em 1 a 1, em casa, garantindo a vaga na finalíssima com o Vasco da Gama.

No primeiro confronto com o Gigante da Colina, o Colorado não tomou conhecimento do clube carioca e venceu pelo placar de 2 a 0, em pleno Maracanã, com dois gols de Chico Espina. Na última parte da decisão, o Clube do Povo conquistou um nova vitória, mas por 2 a 1. Desta vez, os tentos sulistas foram anotados por Jair e Falcão, que coroaram a grande caminhada no Brasileirão de maneira invicta.


No decorrer de toda a campanha, o time base do Inter foi composto por: Benitez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Paulo Roberto Falcão e Jair; Valdomiro, Bira Burro e Mário Sérgio. Além deles, o elenco ainda contava com Chico Espina, que tinha um poder decisivo muito grande e era considerado um camisa 12 da equipe.

Ao longo de toda a campanha, o Internacional disputou um total de 23 partidas. O Colorado venceu 16 vezes e empatou sete. Além de ter vencido o campeonato sem perder um jogo sequer, a equipe de Porto Alegre marcou 41 gols e sofreu apenas 13.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. 44 anos... Que vergonha. Viraram café com leite. viraram figurantes no brasileiro! Nem precisavam participar. Nem a B conseguiram vencer!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações