Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Javier Saviola teve um início grandioso pelo River Plate
Javier Pedro Saviola Fernández nasceu em Buenos Aires, na Argentina, no dia 11 de dezembro de 1981, e se tornou um dos maiores atacantes do país. Desde jovem o jogador já se destacava, fazendo parte de grandes times nacionais e internacionais, levantando títulos.
Saviola chegou muito novo para a atuar na base do River Plate e chamava a atenção de todos dentro do clube. O atacante era pequeno, mas muito veloz e uma grande habilidade, tanto que, não demorou muito para o jogador ingressar na equipe principal.
Aos 16 anos, o jogador já fazia parte do elenco e estreou no time profissional pelo Campeonato Argentino de 1999. O atacante entrava aos poucos, mas rapidamente começou a ganhar mais minutos e se tornou uma peça importante para o River, ajudando a equipe a conquistar títulos.
Em 1999, o jogador ajudou o time a conquistar o Campeonato Argentina Apertura, mesmo ainda sem se firmar, mas fez parte e atuou em algumas partidas. A partir de 2000, o atacante se firmou mais na equipe, se tornando titular e mostrando seu grande futebol.
A partir daquele ano, o jogador foi chamado para a Seleção Argentina e se manteve no time até o fim de sua carreira, sendo convocado frequentemente. A sua afirmação no profissional acontecia a cada dia e chamava a atenção de outros grandes clubes internacionais.
Já fazendo parte do time titular, o atacante ajudou o River Plate a conquistar outro título. Novamente levantou a taça do Campeonato Argentino, mas dessa vez o Clausura. O jogador se tornou uma das grandes promessas do futebol sul-americano.
Em 2001, o jogador foi convocado para participar da Copa do Mundo Sub-20 e lá ganhou um destaque mundial. Ao lado de Maxi Rodríguez e D’Alessandro, o time argentino fez uma grande campanha e conseguiu conquistar o título do Mundial.
Saviola fez uma grande competição, foi o artilheiro e foi considerado o melhor jogador do certame. O atacante se firmou como um grande jogador depois do mundial, recebendo propostas de grandes times europeus e acabou aceitando jogar em um time espanhol.
O Barcelona estava buscando jovens promessas na América do Sul, tanto que, já tinha contratado um volante brasileiro por um preço altíssimo e também fez um proposta irrecusável. Saviola deixou o River por R$ 35 milhões de euros, além do ganho técnico. O atacante conquistou dois títulos, atuando em 96 jogos e marcou 52 gols pelo time argentino, onde encerraria a carreira em 2015
0 comentários:
Postar um comentário