Por Ricardo Pilotto
Foto: Fifa.com
A Argentina venceu a Holanda nos pênaltis
De olho na segunda vaga para a semifinal da Copa do Mundo de 2022, Holanda e Argentina estiveram frente a frente no gramado do Estádio Lusail, em Lusail, na tarde desta sexta-feira, 9. Este segundo jogo das quartas de final entre a Laranja Mecânica e a Albiceleste terminou terminou com triunfo dos sul-americanos na disputa de pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal.
Nas oitavas, a Seleção Holandesa, que foi a líder do Grupo A na primeira fase, encarou os Estados Unidos e venceu pelo placar de 3 a 1, no Estádio Internacional de Khalifa. Já a Seleção Argentina, que também fechou a fase de grupos na primeira colocação da Chave C, despachou a Austrália, em jogo disputado no relvado do Estádio Ahmad Bin Ali, na cidade de Al Rayyan.
O primeiro tempo foi bastante disputado, mas de poucas chances claras de gol criadas por ambas as partes. Aos poucos, ambos os times foram aumentando a intensidade do jogo e passaram a arriscar um algumas finalizações, mas ninguém teve sucesso. O placar foi alterado na marca dos 24', quando Lionel Messi, o extraterrestre apareceu e foi decisivo ao dar um passe açucarado para Molina, que tocou na saída do goleiro holandês e fez os sul-americanos irem para o intervalo com a vantagem.
A etapa complementar continuou morna. Os dois times não conseguiram levar muito perigo nas poucas vezes que chegaram ao campo ofensivo, já que a partida ficava cada vez mais batalhada no meio de campo com o passar do tempo. O primeiro grande momento do segundo tempo foi aos 17, quando Messi cobrou uma falta venenosa, que passou muito perto do gol.
Com 27', Messi recebeu uma outra chance, mas agora em uma cobrança de pênalti. O craque argentino deslocou o goleiro holandês e bateu forte no canto direito para ampliar a vantagem da Albiceleste. A equipe laranja chegou a diminuir aos 37', através de Weghorst que aproveitou levantamento de Berghuis para desviar para o fundo das redes.
Na reta final do duelo, a Laranja Mecânica partiu para cima, mas encontraram muitas dificuldades de criar boas jogadas, já que paravam no forte bloqueio azul e branco, que estacionou um ônibus na frente do gol. Foi através de uma cobrança de falta inusitada, que os europeus igualaram o marcador com Weghorst com 55' de bola rolando, após receber assistência de Koopmeiners, levando o confronto para a prorrogação.
Nos 30' extras, o jogo ficou ainda mais tenso. Enquanto no primeiro tempo pouca coisa aconteceu, no segundo, a Argentina partiu para cima em busca do terceiro, criou boas ocasiões e chegou a acertar uma bola na trave no último lance da prorrogação em um chute de Enzo Fernández.
Nos pênaltis, a Argentina levou a melhor ao vencer por 4 a 3. O grande destaque das cobranças foi o goleiro Martínez, que pegou duas batidas ao longo da disputa.
Garantido nas semifinais, a Argentina terá a Croácia, que eliminou o Brasil em disputa de pênaltis mais cedo, como a sua próxima adversária no Mundial. Esta duelo está marcado para acontecer na terça-feira, 13, às 16 horas, neste mesmo Estádio Lusail.
0 comentários:
Postar um comentário