Luto! Morre João Carneiro, ex-jogador e dirigente do Vila Nova

Com informações do Vila Nova FC
Foto: arquivo

João Carneiro estava com 87 anos

Notícia triste para os torcedores do goiano Vila Nova. Faleceu na sexta-feira, dia 30, João Carneiro, ex-jogador e principal dirigente da história do Tigre, aos 87 anos. Ele nasceu 24 de junho de 1935, na cidade de Morrinhos, interior do Estado de GO. Dentista por formação, chegou ao Vila Nova F.C. no final da década de 50 como jogador. Era ponta-direita e, dos gramados, por sua habilidade de se relacionar com pessoas, saltou direto para os quadros de diretoria e administração do clube. Tanto era grande seu poder de relacionamento que ficou conhecido no futebol goiano como Comendador, alusão que ganhou ainda mais força devido à sua característica voraz de defender os interesses do Vila Nova nos bastidores.

Como presidente executivo, ocupou o cargo por diversas oportunidades. Em 78 e 79, carrega em sua biografia as conquistas do bi e do tri-campeonato Goiano na sequência do Tetra (77/78/79 e 80), tendo participado da montagem do elenco e de boa parte da campanha do quarto título. Em 2002, a passagem foi breve. Devido a problemas de saúde em um dos joelhos, renunciou ao cargo para priorizar seu tratamento. Entre idas e vindas em cargos formais e participação no Conselho Deliberativo, João Carneiro tem mais de 50 anos de atuação ativa no clube.

Sua última passagem oficial em cargo de gestão foi no ano de 2007, como diretor de futebol. A convite do então presidente executivo Carlos Alberto Barros, o Comendador foi o responsável por montar a equipe que subiu o Tigrão da Série C para a Série B naquele ano.

Além de jogador, conselheiro, presidente executivo e diretor de futebol, João Carneiro também foi presidente do Conselho Deliberativo. E se engana quem pensa que sua gestão se resumiu aos muros do Onésio Brasileiro Alvarenga. Ele extrapolou e ocupou o cargo de vice-presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF) por ocasião de três presidentes: Baltazar de Castro, Gilberto Alves e Edmundo de Morais - tendo assumido a presidência do órgão interinamente por diversas oportunidades.

Um fato curioso e marcante do Comendador em sua história no futebol goiano foi o relacionamento com a família Pinheiro, mandatária do rival Goiás E.C. Atuantes no mesmo período, João Carneiro é lembrado como um dos personagens que mais fez frente aos Pinheiro, tanto nos bastidores como nos times montados e nos campeonatos disputados. Quando se fala em futebol goiano, a memória coletiva imediatamente é remetida à família Pinheiro, no Goiás, e a João Carneiro, no Vila Nova. O que muita gente não sabe, contudo, é que as famílias eram pessoalmente amigas. Edmo Pinheiro, principalmente, era frequentador assíduo da casa de João Carneiro - e vice-versa. Até nos negócios tinham afinidades. O colorado largou o ofício de dentista e se dedicou em boa parte da vida profissional como comerciante de automóveis.

Quem chega na sede social do Vila Nova, no Estádio Onésio Alvarenga, se depara logo na entrada com uma placa de identificação do prédio, que leva o nome de João Carneiro. E não por acaso. Foi nas mãos do dirigente, durante sua gestão na presidência do clube nos anos de 78 e 79, que as obras da sede foram iniciadas. Antes disso, toda a parte administrativa do clube funcionava na parte de cima do OBA, onde hoje funciona a loja Nação Colorada e o bar Resenha Colorada.


Apesar de uma vida inteira dedicada ao Vila Nova, João Carneiro soube separar sua vida familiar de sua vida no clube. Fato que, de filhos, netos e irmãos, apenas Júlio César Carneiro, irmão, e Anderson, neto, entraram para a política do clube como conselheiros. O restante da família ficou restrita às arquibancadas, como torcedores comuns.

O Comendador lutava contra as sequelas de dois infartos e um acidente vascular cerebral e, hoje, desncansou nos braços de Deus. Aos familiares, amigos e à Nação Colorada, desejamos conforto neste momento de dor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Que matéria reconfortante! Que maravilha sua maneira de informar e, ao mesmo tempo, homenagear um dos maiores ícones do futebol goiano! Parabéns pelo belíssimo e respeitoso registro jornalístico! Que Deus permita que suas palavras cheguem ao nosso grande representante Sr João Carneiro, que descansa em paz na casa do Criador!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações