Por Fabio Rocha
Foto: Fifa.com
A Holanda venceu os Estados Unidos neste sábado, dia 3, por 3 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, e foi a primeira seleção a se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. A partida não foi controlada por nenhuma das equipes, mas a Holanda conseguiu aproveitar as falhas defensivas americanas e garantiu a vitória.
Na primeira fase, as duas equipes só garantiram vaga nas oitavas na última rodada. A Holanda terminou em primeiro no Grupo A, mas teve um desempenho decepcionante nas partidas. No último jogo venceu o Catar por 2 a 0. Os Estados Unidos fez bons jogos, mas sofreu na hora da finalização e conseguiu vencer na última rodada o Irã por 1 a 0.
O primeiro tempo começou muito disputado, nenhuma das equipes tinha o controle do jogo ainda. Os Estados Unidos subiram a linha e tentaram pressionar, mas não deu certo. Aos 10 minutos, a Holanda estava pressionada, mas saiu tocando de pé em pé, a bola chegou para Dumfries na ponta direita e o lateral cruzou rasteiro para trás e Memphis Depay entrou livre para abrir o placar.
Os Estados Unidos até ficaram mais com a bola, mas as dificuldades da primeira fase se manteve e o time não conseguia finalizar as jogadas com qualidade. Quando os americanos subiam a linha, acabam ficando muito exposto defensivamente e a Holanda construiu suas melhores jogadas assim.
Nenhum equipe estava com o controle do jogo e nem teve tantas chances para ambas equipes, mas no final da primeira etapa a Holanda conseguiu ampliar o placar para ficar mais confortável na partida. Aos 46 minutos, Dumfries apoiou novamente e cruzou forte, mas dessa vez quem entrou livre foi Daley Blind, que fez o segundo para os holandeses.
No segundo tempo, o Estados Unidos teve que se arriscar mais ainda por conta do resultado e manteve a posse de bola, mas não conseguia passar pelo esquema defensivo holandês. Já a Holanda tinha muito espaço quando recuperava a bola e conseguia chegar com perigo.
Depois de muita insistência, aos 30 minutos, Pulisic recebeu livre e tocou para dentro da área, Wright deu um toque despretensioso e a bola foi parar no fundo das redes. A partida ficou muito aberta, as duas defesas muito expostas e tudo poderia acontecer.
Mas não demorou muito para a Holanda voltar a ter um conforto na partida. Aos 35 minutos, Blind cruzou da ponta esquerda e Dumfries estava livre na área para chutar e fazer o terceiro gol da Holanda. O lateral direito fez o seu melhor jogo pela seleção, decidindo a partida com duas assistências e um gol.
Com a vitória, a Holanda se classificou e agora espera seu adversário, que sai na partida desta tarde entre Argentina e Austrália. O jogo das quartas de finais vai acontecer na sexta-feira (9), às 16 horas, no Estádio Nacional de Lusail. Os Estados Unidos se despendem da competição e agora vão ver o restante da Copa de casa.
0 comentários:
Postar um comentário