Histórico! Marrocos vence Portugal e pela primeira vez um africano chega na semi de Copa do Mundo

Por Felipe Roque
Foto: Fifa.com

Lance que abriu o marcador no Al Thumama

Neste sábado, dia 10, Portugal e Marrocos entraram em campo no Estádio Al Thumama para definir mais um semifinalista da Copa do Mundo do Catar 2022. Os marroquinos, após baterem os portugueses por 1 a 0, garantiram a vaga histórica e enfrentarão o vencedor de Inglaterra e França para definir o grande finalista. 

Os marroquinos chegaram às quartas após eliminarem, nos pênaltis e de forma surpreendente, a forte seleção espanhola. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o Marrocos venceu nos pênaltis e se classificou, de forma heroica, para esta fase. Já os portugueses tiveram vida muito tranquila nas oitavas. Goleada para cima da Suíça por 6 a 1 e vaga garantida. Apesar do passeio, um dos assuntos mais comentados da partida foi o craque Cristiano Ronaldo no banco, após decisão contestada de Fernando Santos e sua comissão. 

Assim como nas oitavas, Cristiano Ronaldo começou a partida no banco, o que dividiu opiniões no mundo do futebol. Mesmo com o favoritismo português, foi Marrocos quem dominou a primeira etapa. Desde o início do jogo, os africanos mostraram o que queriam. Com linhas defensivas altas e marcação apenas a partir do meio de campo, os marroquinos ficaram bastante compactos e dificultaram demais as chegadas portuguesas. Apesar do domínio de Marrocos, foi Portugal quem teve a primeira chance da partida, com João Félix cabeceando com perigo contra o gol marroquino e obrigando Bono a fazer grande defesa logo aos 3 minutos de jogo. 

Com 5 minutos, foi a vez de Marrocos chegar. Ziyech cobrou escanteio na altura da marca do pênalti e En-Nesyri cabeceou, mas a bola foi por cima do gol português. O jogo seguiu disputado, com chances não tão claras para ambas as equipes, aos 30 minutos, a partida voltou a ter emoção João Félix mandar uma bomba, a bola desviar na defesa e quase enganar o goleiro Bono, que só torceu para ela não entrar, quase fazendo o primeiro gol da partida. Até os 36 minutos, só havia duas finalizações certas na partida, uma para cada lado, mas, aos 41, En-Nesyri tratou de abrir o placar. Ounahi robou a bola no ataque e tocou para Attiat-Allah. O lateral cruzou na área e En-Nesyri subiu mais alto para cabecear com o gol vazio e colocar os marroquinos na frente.

Mesmo após o gol, Portugal não se abalou e, aos 44 minutos, Bruno Fernandes acertou grande chute da lateral, fazendo a bola bater no travessão e quase empatar a partida. As 46 minutos, Marrocos disparou no contra-ataque, até que a bola chegou para Attiat-Allah, que bateu desequilibrado e mandou à direita de Diogo Costa.

No fim do primeiro tempo, a seleção portuguesa reclamou de dois possíveis pênaltis a favor dos europeus. Primeiro, Otávio foi puxado por Hakimi e caiu dentro da área. No segundo lance, Bruno Fernades caiu dentro da área após dividida e pediu a marcação do pênalti. Para comentaristas de arbitragem, o primeiro pênalti deveria ter sido marcado, mas o segundo não. 

A segunda etapa começou agitada. Logo aos 4 minutos, Ziyech cobrou falta na área em direção ao gol, El Yamiq tentou o desvio e Diogo Costa defendeu no susto. A bola ainda bateu no mesmo zagueiro depois do goleiro português espalmar e passou muito perto do gol de Portugal, quase ampliando o placar. Aos 5 minutos, Fernando Santos chamou, para delírio dos presentes no estádio, o craque Cristiano Ronaldo, que se tornou o 5° jogador com mais jogos em Copas, com o objetivo de tentar a virada e a classificação. 

Aos 18 minutos, mais Portugal no ataque. Otávio avançou pela esquerda e tocou na entrada da área para Bruno Fernandes. O camisa 8 encheu o pé e mandou uma bomba para o gol do Marrocos, mas a bola foi por cima do gol marroquino. 

Com 29 minutos, Marrocos teve uma grande oportunidade de matar o jogo e carimbar a vaga à semifinal. Em um contra-ataque quatro contra três, Ounahi tocou para Chedira, que tenta o domínio, se enrola, não toca para Ziyech e a bola sai em tiro de meta para Diogo Costa, desperdiçando grande chance.

O final do jogo foi resumido em chuveirinho na área marroquina, que pouco deu efeito. Já nos acréscimos de 8 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu grande lançamento, ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu em cima do arqueiro, desperdiçando grande chance. Dois minutos depois, o atacante Cheddira deu dura entrada em João Félix, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Aboukhar ainda teve chance de fazer 2 a 0, mas desperdiou a chance. Porém, conseguiu a histórica classificação.


Com o resultado, o Marrocos vai encarar o vencedor de Inglaterra e França, que se enfrentam ainda neste sábado, pela semifinal da Copa do Mundo do Catar 2022. A partida será na quarta-feira, 14 de dezembro, às 16 horas, no Estádio Al Bay, em Al Khor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações