Por Fabio Rocha
Foto: divulgação
Comemoração do Palmeiras na conquista da Taça Brasil de 1960
Há 62 anos, o Palmeiras conquistava o seu primeiro título nacional, a Taça Brasil de 1960. O clube fez uma campanha curta, pois entrou na competição apenas na semifinal, mas conseguiu sair com o troféu após duas grandes vitórias contra a equipe do Fortaleza.
A Taça Brasil era parecida com a Copa do Brasil, pois era feita toda em um sistema de mata-mata. A competição era dividida em três partes, todas sendo eliminatórias. Na primeira fase houve uma divisão dos clubes em quatro grupos, o Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul.
Já na segunda fase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o título de campeão da Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul. E na fase final, houve uma disputa entre os campeões da Zona Sul e Norte e os representantes do estado de São Paulo e Pernambuco.
O campeão da Zona Norte foi o Fortaleza, que vinha fazendo uma grande campanha, e enfrentou o Santa Cruz, que entrou como o representante de Pernambuco. O time do Fortaleza se deu melhor e conseguiu ficar com a vaga para a grande decisão.
No outro lado da chave, o Fluminense foi o vencedor da Zona Sul e enfrentou o Palmeiras, que foi o representante do estado de São Paulo. As duas partidas foram muito complicadas, pois tratava-se de dois grandes times e que estavam vivendo um ótimo momento.
O primeiro jogo terminou em 0 a 0 e no segundo, o Palmeiras conseguiu uma vitória simples por 1 a 0 e garantiu a classificação para a grande final. Fortaleza e Palmeiras acabaram se enfrentando na final, mas acabou que o verdão conseguiu ter duas boas vitórias.
O primeiro jogo foi disputado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no dia 22 de dezembro de 1960. O verdão conseguiu fazer três gols em 20 minutos de partida e garantiu uma vitória tranquila por 3 a 1, conseguindo trazer uma grande vantagem para o confronto decisivo.
Já no jogo de volta, que ocorreu no Estádio do Pacaembu, no dia 28 de dezembro de 1960. A equipe do Fortaleza se lançou para frente e até abriu o placar aos 6 minutos, mas aos 8, 10 e 12 minutos, o Palmeiras marcou e virou a partida. O jogo acabou se transformando em um espetáculo alviverde, que garantiu o título após vencer por 8 a 2.
O time comandado por Osvaldo Brandão tinha: Valdir, Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar, Jorge; Zequinha, Chinesinho; Julinho Botelho; Romeiro; Humberto e Cruz. Era um grande time, com jogadores estrelados e que fizeram história no futebol.
Lembrando que, a Taça Brasil junto com outras competições acabaram sendo unificadas em 2010 pela CBF e passaram a contabilizar como conquistas do Campeonato Brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário